
Na sua única visita ao Brasil durante seu papado, o Papa Francisco, falecido na segunda-feira (21), podia ter circulado num carro de luxo blindado. Mas preferiu um Fiat Idea Essence 1.6 2012, sem preparação especial.
Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo do papa, veio ao Brasil em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude. Ele queria ser visto pelo povo. Por isso, a FCA (nome da Stellantis na época) escolheu o Idea. O carro tem janelas amplas e espaço considerável atrás, explicou a empresa ao Auto Esporte.
Fiat Idea usado pelo Papa Francisco no Brasil não era blindado e existe até hoje
O Fiat Idea usado pelo Papa Francisco tem motor 1.6 E.torQ aspirado flex, de quatro cilindros e 16 válvulas. Ele é capaz de render até 117 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque. Além disso, o modelo tem câmbio manual de cinco marchas.
Os verbos no parágrafo anterior não estão no presente à toa. O carro no qual Papa Francisco se sentou existe até hoje. Ele está guardado no acervo histórico da montadora numa fábrica em Betim (MG).
CURIOSIDADE: Papa Francisco trocou carro de luxo por um Fiat Idea de R$ 29 mil em sua visita ao Brasil em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude.
A Fiat, que forneceu o carro, disse que o Papa queria ver e ser visto pelos fiéis, por isso escolheu o monovolume por conta das… pic.twitter.com/hP0KhoS0P0
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) April 21, 2025
Segundo a fabricante, o veículo está guardado em condições de rodagem. Isto é, ainda funciona normalmente. E sua lataria tem alguns amassados. Por que não consertaram? Porque têm valor histórico.
O motorista que levava o papa para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro errou o caminho. E foi parar num trecho da Avenida Presidente Vargas lotado de fiéis. Na empolgação do momento (completamente não planejado), eles amassaram um pouco o veículo.
as vezes eu paro e lembro que o papa francisco ficou preso em um engarrafamento na presidente vargas dentro de um fiat idea sem ar condicionado pic.twitter.com/5PmKaRiIx1
— Giovanni Fisciletti (@giofisciletti) July 22, 2022
O passeio do papa num carro popular no Brasil teve repercussão mundial. E as lembranças desses momentos estão muito bem guardadas até hoje.
Papa Francisco: alerta sobre IA, desigualdade digital e ética na tecnologia
A partida do Papa Francisco, aos 88 anos, marca o fim de um capítulo significativo na história da Igreja Católica, caracterizado por discurso progressista e olhar atento às questões contemporâneas.
Em seus últimos pronunciamentos, o pontífice demonstrou profunda preocupação com o impacto da tecnologia e da inteligência artificial na sociedade, alertando para o aumento da desigualdade digital.
É uma fonte de preocupação para mim que as evidências até o momento sugiram que as tecnologias digitais aumentaram a desigualdade em nosso mundo.
Papa Francisco
Durante o “Minerva Diálogos” (ou Minerva Dialogues), encontro promovido pelo Vaticano, Francisco reconheceu o potencial benéfico da IA. Mas ressaltou a necessidade de desenvolvimento ético e responsável.
Leia mais:
- Filmes para relembrar (e exaltar) a vida do papa Francisco
- O que é a pneumonia bilateral que acometeu o Papa Francisco?
- O que é a infecção polimicrobiana que acometeu o Papa Francisco?
O pontífice também enfatizou a importância de garantir que a tecnologia permaneça centrada no ser humano. E voltada para o bem comum.
Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
O post No Brasil, papa Francisco circulou de carro popular; relembre apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/22/carros-e-tecnologia/no-brasil-papa-francisco-circulou-de-carro-popular-relembre/