22 de novembro de 2024
No Google, Halloween não foi dos mais animados; entenda
Compartilhe:

Na última quarta-feira (30), executivos da Alphabet, dona do Google, participaram de uma reunião geral de Halloween, onde abordaram preocupações de funcionários sobre futuros cortes de custos.

Segundo a CNBC Brian Ong, vice-presidente de recrutamento do Google, destacou que a empresa está contratando menos do que antes e que há mudança nas oportunidades de emprego, resultando em menos vagas disponíveis em algumas regiões.

Apesar de apresentação de resultados financeiros do terceiro trimestre que superou as expectativas, a CFO da companhia, Anat Ashkenazi, mencionou a intenção de aprofundar as economias de custos, especialmente com o aumento dos investimentos em inteligência artificial (IA) até 2025.

Os comentários de Ashkenazi foram recebidos com apreensão pelos funcionários, que temem demissões, especialmente após a Alphabet ter feito cortes em suas equipes de marketing, nuvem e segurança.

Leia mais:

  • Google Chat: como fixar conversa ou espaço no bate-papo
  • Google Chrome: como excluir todos os cookies
  • Google enfrenta mais um desafio judicial — agora, no Reino Unido
Reunião contou com presença do CEO do Google, Sundar Pichai, enfatizando a necessidade de render o mesmo de sempre, mas com equipes reduzidas (Imagem: photosince/Shutterstock)

Outras empresas também enfrentam crise

  • O clima de incerteza é compartilhado na indústria, com empresas, como Dropbox e Amazon, também anunciando demissões significativas;
  • Durante a reunião, o CEO da Alphabet e do Google, Sundar Pichai, e outros executivos usaram fantasias divertidas, mas as preocupações sobre o futuro da força de trabalho foram palpáveis;
  • Embora Ashkenazi tenha enfatizado a importância dos funcionários como ativos valiosos e mencionado a contratação de mil novos graduados, muitos se questionaram sobre o significado real de “eficiências” no contexto do quadro de pessoal.

Pichai também ressaltou a importância de otimizar a força de trabalho e a necessidade de fazer mais com menos. Ele enfatizou que as decisões sobre cortes não são centralizadas e que, ao longo do tempo, as demandas de investimento em IA e outras áreas podem se estabilizar.

A reunião refletiu um momento de transição para o Google, que busca se adaptar às novas realidades econômicas e de mercado, priorizando a eficiência enquanto enfrenta concorrência crescente na corrida pela inovação em IA.

Fachada do Google
Google enfrenta desafios e incertezas, discutidos em reunião geral de Halloween (Imagem: Veroniksha/Shutterstock)

O post No Google, Halloween não foi dos mais animados; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/02/pro/no-google-o-halloween-nao-foi-dos-mais-animados-entenda/