Conhecida por suas instalações gigantescas em alto mar, a chinesa Mingyang Smart Energy anunciou ter instalado “a maior turbina eólica offshore de capacidade única do mundo” em Hainan, na China. Segundo a empresa, a estrutura oferece uma potência de até 20 MW, superando seu modelo anterior de 18 MW, de 2023.
A turbina MySE18.X-20MW foi projetada para ser leve, modular e altamente confiável. Com seu enorme diâmetro de rotor eólico de 260 a 292 metros, ela tem uma área máxima de varredura de vento de 66.966 m² – equivalente a mais de 9 campos de futebol.
Leia também:
- EUA vão usar IA para monitorar impacto de parques eólicos offshore em baleias
- Turbina eólica parece monstro de duas cabeças (e enfrenta furacões offshore)
- Agora, navios elétricos podem recarregar em turbinas eólicas offshore
Uma turbina gigantesca que resiste a tufões poderosos
De acordo com a Mingyang Smart Energy, com uma velocidade média anual de vento de 8,5 m/s, sua nova turbina pode gerar 80 milhões de kWh de eletricidade. Isso seria o suficiente para abastecer 96.000 residências tradicionais anualmente.
Na parte de resistência a condições climáticas extremas, o anúncio é de a turbina eólica offshore conseguir suportar tufões de nível 17 a velocidades de vento de até 79,8 m/s. Algo de grande relevância, tendo em vista que Hainan fica em uma região propensa a grandes tempestades e ciclones tropicais.
A maior, por enquanto
Uma tecnologia diferenciada da unidade MySE18.X-20MW pode produzir diretamente energia elétrica alternada de baixa frequência. Isso pode efetivamente melhorar a capacidade de transmissão. Inclusive com benefícios de custo em geral.
A Mingyang Smart Energy diz que esta estrutura é a maior do segmento… por enquanto. Isso porque a empresa chinesa está trabalhando em uma turbina offshore maior ainda para ser instalada no ano que vem. Estamos falando de um projeto com capacidade de fornecer 22 MW de energia, com área máxima de varredura de 75.477 m².
O post Nova e gigantesca turbina eólica é a “maior do mundo” (por enquanto) apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/07/ciencia-e-espaco/nova-e-gigantesca-turbina-eolica-e-a-maior-do-mundo-por-enquanto/