Diversas pesquisas apontam que a recarga é uma das maiores preocupações dos motoristas de carros elétricos. A falta de infraestrutura, com poucas estações de carregamento nas cidades, e o tempo necessário para “reabastecer” as baterias são os maiores desafios do setor.
Mesmo em carregadores de alta potência, a recarga total pode demorar mais de uma hora. No entanto, uma nova tecnologia promete revolucionar o mercado de eletrificados, permitindo atingir a carga máxima em apenas cem segundos (pouco mais de um minuto e meio).
Sistema ultrarrápido de recarga
- A responsável pela novidade é a gigante chinesa de baterias Contemporary Amperex Technology Ltd (CATL).
- A empresa desenvolveu este sistema ultrarrápido de recarga tendo como base a troca das baterias descarregadas por outras com carga total.
- Essa abordagem existe desde 2022 e é chamada de Evogo.
- Mas agora a companhia apresentou tamanhos padronizados de baterias e das respectivas estações de troca.
- Isso permite a aplicação do ecossistema em maior escala e facilitando a adesão pelas montadoras de carros elétricos.
- As informações são do UOL.
Leia mais
- Duração de baterias de carros elétricos: novo estudo revela descoberta
- Preço das baterias de carros elétricos deve cair pela metade até 2026, aponta estudo
- Carros elétricos: Brasil tenta crescer no mercado de baterias
Uma revolução no mercado dos carros elétricos
Durante a conferência Choco-Swap, realizada em Xiamen no final do ano passado, a CATL apresentou dois novos modelos de baterias. A #20 LFP, que usa a tecnologia de retenção de carga fosfato de ferro-lítio, e a sua variante #20 NMC, que usa óxido de cobalto, manganês, níquel e lítio.
A primeira tem capacidade de 42 kWh e autonomia de aproximadamente 400 km. Já a segunda oferece 52 kWh e alcance de até 500 km. O outro modelo é o #25 LFP, que conta com 56 kWh e autonomia de 500 km. A opção #25 NMC, por sua vez, tem capacidade de 70 kWh e alcance de 600 km.
A CATL garante que elas são compatíveis com veículos de diferentes tamanhos e carrocerias. A ideia é construir mil estações de recarga para estas baterias apenas em 2024 e ampliar a rede para 30 mil até 2030. O uso do serviço depende de uma assinatura que custa 369 yuans por mês (aproximadamente R$ 315).
O post Nova geração de baterias promete ‘recarga instantânea’ de carros elétricos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/03/carros-e-tecnologia/nova-geracao-de-baterias-promete-recarga-instantanea-de-carros-eletricos/