26 de julho de 2025
Nova tecnologia pode usar Wi-Fi para te rastrear
Compartilhe:

Na era digital, a vigilância vai muito além de câmeras e smartphones. Pesquisadores da Universidade La Sapienza, em Roma, desenvolveram um sistema chamado WhoFi, capaz de identificar pessoas com base em como seus corpos interferem nos sinais de Wi-Fi — sem necessidade de dispositivos ou câmeras.

Utilizando a técnica conhecida como Channel State Information (CSI), o WhoFi detecta alterações nos sinais Wi-Fi causadas pelas características físicas dos indivíduos.

Essas variações funcionam como uma “impressão digital biométrica” e, quando analisadas por redes neurais profundas baseadas em arquiteturas de transformadores, permitem reidentificação com até 95,5% de precisão, segundo testes com o banco de dados NTU-Fi.

Nova tecnologia faz Wi-Fi pode identificar pessoas só pelo jeito que o corpo interfere no sinal (Imagem: Shutterstock/A_stockphoto)

Leia mais:

  • Pesquisa mostra que seu Wi-Fi não é tão seguro como você imagina
  • Wi-Fi detecta depressão em idosos com IA inovadora
  • Quase toda a população mundial vai interagir com robôs até 2030

Preocupações sobre privacidade

  • Diferente de sistemas visuais, o Wi-Fi pode atravessar paredes, operar no escuro e não depende de imagens, o que levanta preocupações éticas: embora aparente ser mais “respeitoso à privacidade”, o método facilita rastreamento passivo e invisível.
  • A reidentificação, usada há tempos em câmeras de segurança, ganha nova força com essa abordagem sem imagem e sem dispositivo.
  • O avanço se insere em um contexto de crescente investimento em sensoriamento por Wi-Fi, com organizações como a Wi-Fi Alliance promovendo roteadores como sensores ambientais.
Sinal do Wi-fi é afetado pelos corpos das pessoas, algo chamado de “impressão digital biométrica”, que pode ser usado como ferramenta de vigilância (Imagem: UnImages/Shutterstock)

Novo sistema é melhor que tecnologias já conhecidas

O WhoFi supera sistemas anteriores, como o EyeFi (2020), que atingia 75% de precisão, e marca um salto significativo no uso de redes Wi-Fi como ferramenta de vigilância biométrica passiva.

O estudo foi publicado no repositório arXiv.

Novo sistema reacende debate sobre privacidade em ambientes conectados (Imagem: Miha Creative / Shutterstock.com)

O post Nova tecnologia pode usar Wi-Fi para te rastrear apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/26/pro/nova-tecnologia-pode-usar-wi-fi-para-te-rastrear/