23 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Rolls-Royce apresentou um novo conceito de motor híbrido a diesel que deixa tanques de guerra (e veículos militares similares) mais eficientes. E mais fáceis de esconder também. A empresa mostrou a ideia na edição de 2024 da Eurosatory, uma das maiores feiras para a indústria militar.

Motor híbrido da Rolls-Royce deixa tanques mais silenciosos

  • A Rolls-Royce apresentou um novo conceito de motor híbrido a diesel para veículos militares na feira Eurosatory 2024. A ideia melhora a eficiência e a furtividade de tanques de guerra, por exemplo;
  • Desenvolvido pela divisão Power Systems da Rolls-Royce, o motor é uma variante de dez cilindros da série MTU 199. Ele gera mais de 1.475 hp e é projetado para fornecer energia adicional aos veículos blindados para operar sistemas futuros (como lasers militares);
  • O motor híbrido, que tem uma unidade de propulsão elétrica a bateria, ocupa pouco espaço e reduz significativamente o consumo de combustível, o que melhora o alcance das missões;
  • O principal destaque do motor híbrido é sua capacidade de operar de forma silenciosa e reduzir a assinatura de calor dos tanques de guerra. Assim, o motor deixa a detecção dos tanques mais difícil, o que aumenta a capacidade de camuflagem dos veículos, especialmente em baixas velocidades.

O conceito de motor híbrido a diesel foi desenvolvido pela divisão Power Systems da Rolls-Royce. O novo motor é uma variante de dez cilindros da série MTU 199, usada pelas forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) – e a mais vendida em sua classe entre motores de tanque, segundo a Rolls-Royce.

Leia mais:

  • Vídeo te coloca em cima de ‘arraia’ militar e leva para um mergulho
  • Drones militares: o que são e como funcionam?
  • Domo de Ferro: o que é e como funciona sistema de defesa de Israel?

“Esse conceito de propulsão expandirá as possibilidades operacionais dos futuros veículos blindados de uma maneira que antes era quase inimaginável”, diz Christian Wolf, Chefe de Desenvolvimento de Motores e Sistemas Militares da Rolls-Royce Power Systems, em comunicado da empresa.

Rolls-Royce apresenta ‘motor stealth’ para tanques de guerra

Ideia da unidade de propulsão elétrica no motor da Rolls-Royce é fornecer mais energia aos tanques de guerra (Imagem: Rolls-Royce)

De acordo com a empresa, o novo motor híbrido gera mais de 1.475 hp e foi projetado para fazer mais do que apenas melhorar a quilometragem, como seu equivalente automotivo civil.

A unidade de propulsão elétrica a bateria também foi concebida para fornecer mais energia elétrica aos veículos blindados para operar sistemas futuros – por exemplo: lasers militares. Ela é integrada para ocupar o mínimo de espaço possível dentro do veículo.

No entanto, o ponto alto mesmo do novo motor é sua capacidade de furtividade. A empresa afirma que o motor híbrido proporciona aos tanques de guerra uma camuflagem melhor.

Motor projetado pela Rolls-Royce para tanques de guerra
O principal destaque do novo motor da Rolls-Royce é seu potencial em aumentar a furtividade de tanques de guerra (Imagem: Rolls-Royce)

Por conseguir funcionar com a parte (barulhenta) a diesel desligada, é como se o motor desse cobertura para o tanque de guerra. Nesses casos, os sistemas são alimentados por baterias em vez do motor em marcha lenta.

Isso torna o tanque muito mais silencioso e reduz significativamente sua assinatura de calor. Também reduz o consumo de combustível, o que melhora o alcance da missão.

Outra vantagem do novo motor é que, em baixas velocidades, ele torna o veículo mais silencioso, especialmente quando acoplado ao novo silenciador personalizado da Rolls-Royce. Além disso, em altas velocidades, o acionamento elétrico junto com o diesel aumenta a aceleração.

O post Novo motor da Rolls-Royce esconde tanques de guerra na paisagem apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/18/carros-e-tecnologia/novo-motor-da-rolls-royce-esconde-tanques-de-guerra-na-paisagem/