Um dos maiores desafios do Google tem sido evitar os downloads de aplicativos para Android realizados fora da Play Store. Neste sentido, a empresa está disponibilizado novos recursos para os desenvolvedores destes apps.
Ferramenta consegue detectar onde o app foi baixado
As ferramentas são encontradas na API Play Integrity, revelada na conferência Google I/O 2024. Uma das novas funcionalidades é a verificação de apps. O objetivo é detectar se o programa foi baixado na loja oficial do sistema operacional. Caso ele tenha sido acessado via sideloading, ou seja, de uma fonte de terceiros, é possível bloqueá-lo.
Os desenvolvedores ainda podem forçar o usuário a realizar o download do aplicativo na Play Store caso a API o identifique como não licenciado, por meio de uma caixa de diálogo. Ao optar pela instalação confiável, a versão anterior é removida automaticamente.
A Play Integrity também conta com as funções de confirmar se o app foi adulterado e se está sendo executado em dispositivo com o Google Play Protect habilitado. Segundo o Android Authority, a nova API traz características semelhantes à SafetyNet Attestation, que está sendo descontinuada.
Leia mais
- Demorou, mas chegou! Play Store ganha recurso (muito!!) aguardado
- Android testa downloads e instalações simultâneos de aplicativos
- Google vai trazer novos recursos para a Play Store; saiba quais
Importância de baixar aplicativos na Play Store
- Vários aplicativos já aderiram aos novos recursos de segurança.
- Este é o caso, por exemplo, da Uber e do TikTok.
- As duas empresas visam dificultar a instalação de versões não oficiais de seus apps.
- A expectativa é que mais aplicativos também reforcem a segurança no futuro.
- Lembrando que, além da maior exposição a golpes e fraudes, os apps baixados fora da Play Store representam riscos à segurança do seu dispositivo.
O post Novo recurso permite bloquear apps baixados fora da Play Store apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/16/pro/novo-recurso-permite-bloquear-apps-baixados-fora-da-play-store/