20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Uma startup de processadores em nuvem chamada Xockets está processando Nvidia e Microsoft por, supostamente, infringirem patentes e participarem de cartel de compras. De acordo com a empresa, a Nvidia foi avisada da violação há mais de dois anos, mas optou por seguir em frente.

A infração da patente é referente à tecnologia de unidade de processamento de dados (DPU, na sigla em inglês), que ajuda na eficiência da infraestrutura em nuvem.

Startup está processando empresas parcerias no mercado de IA (Imagem feita com Dall-E/Tamires Ferreira/Olhar Digital)

Nvidia teria infringido patente de startup

Os DPUs são essenciais nos chips semicondutores que alimentam a inteligência artificial (IA), setor de interesse tanto da Nvidia quanto da Microsoft. A Xockets, sediada no Texas (EUA), está acusando a empresa de chips de infringir a patente dessa tecnologia.

A infração, na verdade, era da companhia Mellanox, comprada pela Nvidia em 2020. O processo alega que a Mellanox violou a patente depois que a startup demonstrou publicamente a tecnologia DPU em evento em 2015. Além de ter herdado a suposta violação, a Nvidia atualmente tem três DPUs baseadas na tecnologia “roubada”, a BlueField, ConnectX e NVLink Switch.

Não foi por falta de aviso: a Xockets alega que a companhia de chips foi informada disso em fevereiro de 2022. Agora, a startup acusa a Nvidia de estratégia chamada “violação eficiente”, em que, basicamente, se comete a infração primeiro para lidar com as consequências legais depois.

Patente da Xockets teria sido violada em 2015 e infração foi herdada pela Nvidia (Imagem: Xockets)

O que a Microsoft tem a ver com isso

A Microsoft também é acusada na violação de patentes. De acordo com o processo, como cliente da empresa de chips, a big tech tem “acesso privilegiado aos sistemas de computador de servidor habilitados para GPU da Nvidia e componentes para IA”.

Nvidia e Microsoft estariam envolvidas em cartel de compras

Outra das acusações diz que a Nvidia estaria monopolizando o mercado de servidores GPU para IA e, junto à Microsoft, participa de cartel de compras de propriedade intelectual e equipamentos por meio de uma organização chamada RPX.

De acordo com o The Verge, a Xockets diz que a formação dessa organização se deu para que as empresas controlassem os preços do mercado e boicotassem outras competidoras. A startup seria uma das afetadas. Isso teria causado monopólio no setor de inteligência artificial generativa.

Leia mais:

  • Como atualizar drivers de placas de vídeo Nvidia [2 modos]
  • 10 recursos que você precisa conhecer no Windows 11
  • Nvidia entra na mira de investigação antitruste da Justiça dos EUA

O que a startup quer

  • A Xockets pede indenização pela suposta acusação;
  • A startup também pede que o tribunal responsável ordene que Nvidia e Microsoft parem de violar patentes e leis antitruste, que impedem o acordo entre empresas do mesmo setor para controle de preços;
  • Ao site estadunidense, o advogado de propriedade intelectual, investidor e membro do conselho da Xockets, Robert Core, afirmou que acredita que, mesmo indo contra duas das maiores empresas do país, a startup tem recursos suficientes para a briga;
  • A Nvidia se recusou a comentar. A Microsoft e a RPX não responderam aos pedidos de comentários do site.

O post Nvidia e Microsoft são acusadas de participação em cartel; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/05/pro/nvidia-e-microsoft-sao-acusadas-de-participacao-em-cartel-entenda/