
A Nvidia estaria desenvolvendo um novo processador de inteligência artificial voltado ao mercado chinês, mais avançado que o modelo H20, segundo informações exclusivas da Reuters.
O chip, chamado provisoriamente de B30A, deve usar a arquitetura Blackwell — capaz de entregar desempenho até 30 vezes superior à geração anterior.
O projeto aposta em um design de matriz única, com todos os componentes integrados em uma única peça de silício, o que deve oferecer metade da potência das GPUs Blackwell Ultra, mas ainda assim com memória de alta largura de banda e suporte ao NVLink para transmissão rápida de dados.
Leia mais
- Trump recua e tenta acordo com China sobre exportações
- Nvidia volta a vender chips para a China por terras raras
- Como Nvidia convenceu Trump a liberar venda de chips para China
Novo chip poderia aliviar tensões com a China
- A iniciativa surge após o governo chinês ter restringido o uso do H20 em órgãos públicos e pressionado gigantes locais como Alibaba, Bytedance e Tencent a suspenderem compras do chip até o fim de uma revisão de segurança nacional.
- Isso ocorreu logo depois de Washington suspender restrições de exportação, impostas em abril sob o argumento de que os chips poderiam fortalecer aplicações militares chinesas.
- Ainda em negociação, o B30A deve ter suas especificações definidas nos próximos meses.

Aprovação dos EUA
A Nvidia planeja entregar amostras a parceiros chineses já em setembro, mas a aprovação regulatória e de exportação permanece incerta. O próprio Donald Trump afirmou que o CEO da empresa, Jensen Huang, deverá discutir o tema pessoalmente com ele.

O post Nvidia prepara novo chip de IA para a China em meio a tensões regulatórias apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/19/pro/nvidia-prepara-novo-chip-de-ia-para-a-china-em-meio-a-tensoes-regulatorias/