Novembro se tornou o mês oficial das compras para os brasileiros. Conheço gente que aproveita esse período para fazer estoque de produtos para o ano todo!
A Black Friday nasceu nos Estados Unidos nos anos de 1980. A ideia era movimentar o comércio um pouco antes do Natal, logo depois do feriado de Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças deles. Ficou definido, então, que a data seria sempre a última sexta-feira de novembro.
Leia mais
- Semana Black Friday: 10 notebooks em promoção na Amazon! Não perca!
- Semana Black Friday: tablets estão com descontos imperdíveis na Amazon!
- Vale a pena fazer as compras de Natal na Black Friday?
O brasileiro, um povo naturalmente criativo, já transformou a Black Friday em Black November. Desde o primeiro dia do mês você encontra sites oferecendo uma série de promoções.
Muitas delas são realmente vantajosas, mas tem aquelas um pouco enganosas – sem contar as fraudes (e, sim, tem muita gente tentando aplicar golpe ainda).
Você já leu por aí (neste e nos últimos anos) uma série de dicas sobre como não cair em ciladas nessa data. Agora em 2024, o governo federal decidiu lançar uma espécie de cartilha definitiva para você comprar em segurança nessa época do ano.
Um guia para o consumidor
- O documento foi elaborado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), um órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
- O texto cita a todo o momento o Código de Defesa do Consumidor (ou seja, existe um conjunto de leis que te protegem na hora de fazer uma compra).
- Uma das primeiras orientações da cartilha é que você deve sempre pesquisar e se planejar com antecedência.
- De acordo com o CDC, toda informação oferecida ao consumidor deve ser clara e verdadeira (Art. 6), portanto, é seu direito saber se o desconto é real.
- O guia também recomenda que você verifique a reputação da loja na qual está comprando.
- Uma forma de fazer isso é pesquisando se o CNPJ da loja está ativo e se a empresa tem canais de atendimento.
- O documento também pede que você sempre desconfie de descontos muito altos – isso pode ser um grande indício de golpe.
- A recomendação aqui é verificar quanto esse mesmo produto está custando em sites confiáveis, além de usar ferramentas que mostram o histórico de valores relacionados ao item.
- A Senacon também orienta os consumidores a ficarem atentos às condições de pagamento e ao valor do frete, além de sempre ficar de olho na garantia dos produtos.
- Outra dica valiosa é que cidadão tem direito a um negócio chamado “Direito de arrependimento”.
- Ele vale por até sete dias para compras on-line, sem custos adicionais (CDC, Art. 49).
Você pode acessar a cartilha na íntegra aqui.
Mais sobre a Black Friday
Lembrando que a Black Friday de 2024 está marcada para a próxima sexta-feira (29). Outra data importante (e recente) do calendário de vendas é a Cyber Monday, que ocorre na segunda-feira seguinte (no dia 2 de dezembro).
A Cyber Monday tem um foco maior no comércio online. Hoje, no entanto, tudo se mistura.
Você pode ler mais sobre as datas e ver algumas promoções no próprio site do Olhar Digital. Para isso, basta clicar neste link aqui.
O post O guia definitivo para você comprar com segurança na Black Friday apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/27/dicas-e-tutoriais/o-guia-definitivo-para-voce-comprar-com-seguranca-na-black-friday/