6 de setembro de 2025
O maior mamífero terrestre de todos os tempos faz o
Compartilhe:

Na relação de maiores animais que já passaram pela face da Terra, os dinossauros sempre ocupam um lugar de destaque. Os grandes lagartos, no entanto, não foram os únicos gigantes a andar pelo nosso planeta. Existem também mamíferos nessa lista.

O maior mamífero de todos os tempos ainda habita entre nós. Trata-se da baleia azul (Balaenoptera musculus), que pode atingir impressionantes 30 metros de comprimento e até 200 toneladas!

Leia mais

  • Fóssil revela mamífero que viveu com dinossauros na América do Sul
  • 8 espécies pré-históricas que resistiram ao tempo
  • Existe pangolim no Brasil? Conheça 5 curiosidades do único mamífero com escamas

Entre os terrestres, o título pertence hoje ao elefante africano (Loxodonta africana), cujos adultos podem chegar a 7 metros de comprimento, 3,7 metros de altura e até 7 toneladas.

É, de fato, bastante coisa, mas, acredite: há milhões de anos, um outro mamífero ocupava esse posto – e ele era tão grande que um elefante pareceria pequeno ao lado dele.

Os elefantes ocupam hoje o posto de maiores mamíferos terrestres, mas esse título já pertenceu a outros animais – Imagem: Henk Bogaard/Shutterstock

Conheça o Paraceratherium

  • O Paraceratherium transouralicum e uma espécie que viveu durante o período Oligoceno, entre 34 e 23 milhões de anos atrás.
  • A partir de fósseis, os cientista conseguiram projetar como seria a criatura.
  • Imagine um corpo de rinoceronte, com o pescoço de uma girafa e o rosto de uma anta.
  • Pois é, o Paraceratherium era uma figura única!
  • Estimativas apontam que ele podia alcançar 7,4 metros de comprimento, 4,8 metros de altura e inacreditáveis 17 toneladas de peso.
  • Seus restos mortais foram encontrados em países como China, Mongólia, Cazaquistão e Paquistão, o que faz os paleontólogos acreditarem que ele vivia na Ásia apenas.
  • Eles também acreditam que o gigante do Oligoceno era herbívoro e pacífico.
  • Por seu tamanho descomunal, ele não tinha nenhum predador natural e possuía uma baixa taxa de reprodução.
  • Não há uma conclusão sobre como eles foram extintos.
  • Os especialistas citam como possíveis causas as mudanças climáticas da época, falta de alimentos, disputas territoriais e até a baixa taxa de reprodução.
Espécie tinha características únicas e que lembram animais que conhecemos atualmente – Imagem: AKKHARAT JARUSILAWONG/Shutterstock

Mais sobre o Oligoceno

O período Oligoceno é conhecido como a Era dos Mamíferos. Foi quando os animais dessa classe se desenvolveram e se diversificaram. Muitos dos mamíferos que conhecemos hoje surgiram nesse período, como os primeiros ancestrais dos cavalos, dos rinocerontes e dos camelos.

Esse salto evolutivo só foi possível graças à extinção dos dinossauros, que desapareceram (menos os voadores) no final do período Cretáceo, há 66 milhões de anos.

O Oligoceno também marca um período de resfriamento global, com o congelamento dos polos e uma substituição das florestas tropicais por áreas abertas e pastagens.

dinossauros
Os grandes mamíferos só conseguiram se desenvolver após a extinção dos dinossauros – Imagem: Warpaint/Shutterstock

As informações são do IFL Science.

O post O maior mamífero terrestre de todos os tempos faz o elefante parecer pequeno apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/06/ciencia-e-espaco/o-maior-mamifero-terrestre-de-todos-os-tempos-faz-o-elefante-parecer-pequeno/