19 de fevereiro de 2025
O que aconteceria se o asteroide Bennu se chocasse com
Compartilhe:

O asteroide Bennu, com um diâmetro de 500 m, é um objeto rochoso que, a cada seis anos, se aproxima da Terra a aproximadamente 186.000 milhas (299.000 km). No futuro, ele pode chegar ainda mais perto. De acordo com a Reuters, cientistas acreditam que a chance de ele colidir com o nosso planeta é de 1 em 2.700, ou seja, 0,04% em setembro do ano 2182. Mas e se isso ocorrer? O que pode acontecer? Saiba tudo nas próximas linhas. 

O que aconteceria se o asteroide Bennu se chocasse com a Terra?

Uma possível colisão entre um asteroide e a Terra sempre é motivo de preocupação. Apesar de ser muito menor do que o objeto considerado o principal responsável pela extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos, o asteroide Bennu poderia trazer consequências trágicas. 

Uma equipe de cientistas climáticos da Universidade Nacional de Busan, na Coreia do Sul, realizou diversas simulações para prever os possíveis efeitos de uma colisão.

Leia mais:

  • Amostra do asteroide Bennu contém “sementes” da vida na Terra
  • Asteroides, meteoros e cometas: entenda a diferença entre eles
  • Dois asteroides podem ser pedaços de planetas perdidos no início do Sistema Solar

Grande quantidade de poeira na atmosfera

Estima-se que o impacto injetaria de 100 a 400 milhões de toneladas de poeira na atmosfera, gerando mudanças na química atmosférica, no clima e na fotossíntese global por três ou quatro anos.

Inverno severo

O estudo foi publicado no periódico Science Advances. Nele, Lan Dai, principal autor do estudo e pesquisador de pós-doutorado no Centro de Física Climática do IBS (ICCP) na Universidade Nacional de Pusan, na Coreia do Sul, falou sobre uma das consequências. 

“O escurecimento solar devido à poeira causaria um abrupto ‘inverno de impacto’ global caracterizado pela redução da luz solar, temperaturas baixas e diminuição da precipitação na superfície”. 

Asteroide Bennu (Crédito: NASA/Goddard/Universidade do Arizona)

Precipitação, clima e fotossíntese

Os cientistas ainda apontaram que a precipitação média cairia em 15%, além disso, a temperatura média da superfície da Terra, no pior cenário, poderia ser reduzida em aproximadamente 7º Fahrenheit (4º Celsius). Já em relação à fotossíntese das plantas, a redução seria de 20 a 30%. 

Consequências na camada de ozônio 

Um impacto muito severo também seria na camada de ozônio, responsável por proteger a Terra da radiação ultravioleta solar, que sofreria uma redução de 32%.

Desastres na superfície

O impacto de um asteroide do tamanho de Bennu poderia causar terremotos, radiação térmica e incêndios nas florestas. Os pesquisadores também afirmaram que o choque com a superfície causaria a abertura de uma cratera que colocaria imensas quantidades de detritos para cima. 

As plantas sofreriam

Por conta das condições climáticas extremas, o crescimento das plantas na terra e no oceano seria inibido, mas de forma diferente nas águas.

“Em contraste com a rápida redução e a lenta recuperação de dois anos das plantas em terra, o plâncton no oceano se recuperaria em seis meses – e até aumentaria depois com florações sem precedentes de diatomáceas (um tipo de alga) desencadeadas pela deposição de poeira rica em ferro no oceano”, comentou Dai. 

O post O que aconteceria se o asteroide Bennu se chocasse com a Terra? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/16/ciencia-e-espaco/o-que-aconteceria-se-o-asteroide-bennu-se-chocasse-com-a-terra/