21 de fevereiro de 2025
O que é a Faixa de Gaza? Entenda por que
Compartilhe:

Um território que foi forjado em meio a conflitos e, que ainda, vive as consequências mais recentes de uma guerra, a Faixa de Gaza é uma das regiões mais intrigantes da história entre Israel e Palestina. Por conta disso, há muitas dúvidas em torno do seu passado e futuro. Contudo, a região também atrai interesses internacionais, como dos Estados Unidos.

Afinal, não é segredo para ninguém que os estadunidenses sempre apoiaram o conflito ao lado de Israel. No entanto, o objetivo norte-americano ficou ainda mais claro após as últimas afirmações de Donald Trump.

Em seu recente encontro com Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, Trump anunciou que pretende assumir a Faixa de Gaza. Entenda agora, o que é exatamente a Faixa de Gaza e porque há tanto interesse no território.

O que é a Faixa de Gaza?

A Faixa de Gaza é uma estreita faixa de terra localizada no Oriente Médio em uma região conhecida como Levante. Em seu entorno, ficam o Mar Mediterrâneo (lado Noroeste), a fronteira com Israel (ao Norte, Leste e Sudeste) e a fronteira com o Egito (Sudoeste).

Palestinos comemoram após o anúncio de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza (Reprodução: Anas Mohammed/Shutterstock)

Sua área tem aproximadamente 365 km², o que seria considerado como o 11º menor país do mundo. No entanto, mesmo sendo um território tão pequeno, estima-se que sua população ultrapasse os 2 milhões de habitantes.

Dessa forma, além da superpopulação, o território enfrenta uma pobreza extrema e severos problemas estruturais, que são ainda mais agravados por conta dos conflitos na região. Consequentemente, sua população é predominantemente jovem, sendo que a maioria se considera refugiada. Os palestinos formam a grande maioria dos habitantes, e a religião mais cultuada é a islâmica.

Como a Faixa de Gaza surgiu?

Gaza surgiu no século 5 a.C., quando os filisteus se estabeleceram na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio. A cidade foi invadida por diversas tribos e impérios ao longo dos anos, incluindo israelitas, babilônios, persas, assírios, macedônios, romanos e o Império Otomano, que controlou a região até a Primeira Guerra Mundial.

Israel e Faixa de Gaza, na Palestina, destacados em mapa
Mapa destaca a Faixa de Gaza entre os territórios da Palestina e Israel (Reprodução: Below the Sky/Shutterstock)

Após 1918, a região de Gaza tornou-se parte do mandato da Liga das Nações na Palestina, sob domínio britânico. Os palestinos não concordavam com a dominação ocidental, resultando em conflitos frequentes.

Eles consideram a Faixa de Gaza parte do Estado da Palestina, que desejam criar, englobando todo o território de Israel. Em novembro de 1947, a Assembleia Geral da ONU decidiu dividir a Palestina árabe-judaica, atribuindo Gaza e áreas adjacentes aos árabes, enquanto o restante do território (atual Israel) ficaria com os judeus.

Em 15 de maio de 1948, com o fim do mandato britânico, começou a primeira guerra entre israelenses e árabes. As forças egípcias entraram rapidamente em Gaza, que se tornou o quartel-general egípcio na Palestina.

Os intensos combates no outono de 1948 reduziram a área ocupada pelos árabes a uma faixa de 40 km de comprimento por 8 km de largura, conhecida como Faixa de Gaza.

Leia mais

  • Qual é a força militar do Hamas? Conheça as principais armas do grupo islâmico
  • Citada na Bíblia e invadida por Napoleão: conheça a história da Cidade de Gaza
  • Qual é a força militar de Israel? Conheça as principais armas do país

Faixa de Gaza: guerras e controle do Hamas

Em 1967, houve a famosa Guerra dos Seis Dias, quando Israel tomou a Faixa de Gaza novamente. Em 1987, a Primeira Intifada começou com confrontos entre palestinos e tropas israelenses, e surgiu o grupo Hamas, que defende a Palestina como único Estado.

Palestinos inspecionam suas casas destruídas, após um ataque aéreo israelense, em meio a intensos combates entre Israel e o Hamas, no centro da Faixa de Gaza, em 7 de agosto de 2024.
Palestinos inspecionam suas casas destruídas após um ataque aéreo israelense em meio a intensos combates entre Israel e o Hamas, no centro da Faixa de Gaza, em 7 de agosto de 2024 (Reprodução: Anas Mohammed/Shutterstock)

Em 1993, o Acordo de Oslo estabeleceu a Autoridade Palestina para questões administrativas, enquanto Israel manteve o controle do espaço aéreo, das águas territoriais e das fronteiras.

No entanto, para surpresa do mundo em 2005, as forças israelenses foram removidas, permanecendo apenas a supervisão nas fronteiras do território. Contudo, em 2007, o Hamas passou a governar a Faixa de Gaza, piorando a situação na região, pois a partir dessa mudança Israel fixou um bloqueio econômico à região.

Por que a Faixa de Gaza é tão disputada?

Ao longo de sua história, muitos países entraram na disputa para dominar a Faixa de Gaza, ora por interesses religiosos ou territoriais. Contudo, a participação dos Estados Unidos, sempre presente nos conflitos em apoio à Israel, passou ser ainda mais intensa este ano.

Banner de Agradecimento com a foto do presidente dos EUA e a junção das bandeiras de Israel e dos EUA. O banner está em um prédio antigo.
Banner com foto de Donald Trump, sendo parabenizado pela vitória nas eleições presidenciais dos EUA, está pendurado em um prédio em Jerusalém (Reprodução: Georgy Dzyura/Shutterstock)

No início de fevereiro de 2025, Donald Trump surpreendeu o mundo mais uma vez com mais um de seus objetivos de governo. Em seu encontro com o primeiro-ministro de Israel, o político Benjamin Netanyahu, Trump declarou que “os EUA vão assumir” o território da Faixa de Gaza.

Além disso, até sugeriu que os palestinos saíssem da região, indicando a Jordânia e o Egito para acolherem os refugiados. Com isso, muitos têm se perguntado: qual seria o real interesse da autoridade mais influente do mundo no território? Confira, a seguir, as possibilidades e o que dizem alguns especialistas.

Posição estratégica e exploração de combustíveis

Com o Mar Mediterrâneo em seu lado Noroeste, fronteiras com Israel e o Egito ao Sul, o território da Faixa de Gaza possui uma posição geográfica estratégica. Além disso, a Faixa de Gaza pode ter reservas de petróleo e gás, segundo alguns estudos.

De acordo com um levantamento de 2019, realizado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o território palestino ocupado encontra-se acima de reservatórios [de gás e petróleo] com quantidades significativas de combustíveis.

Além disso, o estudo apontou que somente as reservas de petróleo gerariam cerca de US$ 71 bilhões à região, se fossem exploradas. Os números são ainda maiores para as reservas de gás natural, estimando-se cerca de US$ 453 bilhões.

No entanto, segundo especialistas em entrevista ao G1, a importância das reservas de petróleo em Gaza para a comunidade internacional ainda não é muito significativa, e as razões de Trump são mais voltadas para questões geopolíticas do que financeiras.

O post O que é a Faixa de Gaza? Entenda por que o território é tão disputado apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/17/ciencia-e-espaco/o-que-e-a-faixa-de-gaza-entenda-por-que-o-territorio-e-tao-disputado/