25 de setembro de 2025
O que é o granuloma eosinófilo? Entenda sobre o tumor
Compartilhe:

Na sexta-feira (19), Yhudy Lima, de 14 anos, filho do cantor Wesley Safadão e da empresária e influenciadora digital Mileide Mihaile, precisou ser submetido a uma cirurgia de emergência após descobrir um tumor no osso parietal do crânio, identificado como granuloma eosinófilo. 

Saiba tudo sobre o granuloma eosinófilo

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital traz o que é a doença, o que a causa, os sintomas principais, diagnóstico, tratamento e outros detalhes relevantes. 

O que é o granuloma eosinófilo?

Ilustração de um tumor – Imagem: peterschreiber.media (iStock)

De acordo com a Cleveland Clinic, um dos hospitais mais renomados dos Estados Unidos, o granuloma eosinófilo é um tipo de tumor ósseo benigno, sendo a forma mais branda de histiocitose de células de Langerhans, uma doença rara que ocasiona a produção excessiva de células imunes e gera o acúmulo anormal delas no tecido ósseo. 

Leia mais:

  • Estudo: câncer pode ser detectado no sangue até três anos antes do diagnóstico
  • “Colar” proteínas pode matar células cancerígenas; entenda
  • IA é nova aliada nos tratamentos conta tumores

Ainda de acordo com o hospital, a ocorrência do granuloma eosinófilo é maior em crianças menores de 10 anos, além de ser mais propícia a aparecer em meninos. Apesar disso, a doença pode afetar qualquer pessoa, como aconteceu com Yhudy. 

Outro ponto importante é que a sua ocorrência é rara, pois representa menos de 1% de todos os tumores ósseos. Menos de 5 em cada 1 milhão de crianças são diagnosticadas com a doença a cada ano. 

Células
Imagem microscópica de células – Crédito: Anusorn Nakdee/Shutterstock

No caso do Yhudy, o granuloma eosinófilo apareceu no crânio, mas a doença pode crescer em qualquer osso grande, como na pélvis, fêmur (osso da coxa), costelas, coluna, úmero (osso do braço) e até mesmo na mandíbula. 

O que causa o tumor?

O tumor é causado por conta da produção anormal de glóbulos brancos, células que geralmente servem para combater infecções. Esses glóbulos a mais que são produzidos, com o passar do tempo, se agrupam e podem formar tumores em diversas partes do corpo. 

Vale ressaltar que as causas da produção anormal dessas células ainda são desconhecidas pela medicina. Pesquisas atuais buscam saber se ela tem relação com uma resposta imune anormal a algum estímulo desconhecido. 

Quais são os principais sintomas da doença?

Conceito de vertigem: homem com dor de cabeça, tontura e desequilíbrio,
Dor de cabeça pode ser um sintoma se o tumor estiver localizado na região cerebral
Crédito: BlurryMe (Shutterstock)

O granuloma eosinófilo pode gerar sintomas diferentes conforme o tamanho e local da lesão. O filho do cantor Wesley Safadão e da Mileide, por exemplo, foi levado ao hospital após sentir fortes dores de cabeça. 

Entre os principais sintomas estão a dor no local do tumor, sensibilidade ao toque, dor de cabeça intensa e persistente, além de inchaço ou nódulo palpável no couro cabeludo.

Como é feito o diagnóstico?

Após os sintomas, a pessoa deve passar por um exame clínico e depois realizar exames de imagem e biópsia. Entre os principais procedimentos estão a ressonância magnética para avaliação do comprometimento de estruturas vizinhas, tomografia computadorizada ou radiografia com o intuito de visualizar a lesão lítica no osso.

Radiologista conversa com o paciente antes da realização de exames diagnósticos utilizando o aparelho de ressonância magnética no centro médico. 📝 O paciente recebe orientações do médico antes de passar pelo procedimento de tomografia.
A tomografia computadorizada (TC) é um exame de imagem essencial na medicina, utilizado para identificar diversas doenças/Shutterstock_VesnaArt

A biópsia é feita para confirmar que o tumor é formado por células de Langerhans, descartando a possibilidade de haver outras doenças. 

Tratamento

Existem diferentes opções de tratamento que podem ser indicadas por um especialista conforme cada caso. Entre elas estão:

  • Infiltração local de corticoide;
  • Cirurgia (geralmente quando há um único tumor de fácil acesso e que gera dor ou deformidade);
  • Quimioterapia para pacientes com vários tumores ou recorrência da doença;
  • Radioterapia em baixa dose. 

Qual é o prognóstico após o tratamento?

A taxa de cura para a doença é muito alta. Os riscos de reincidências são considerados baixos e geralmente os pacientes têm ótimas respostas ao tratamento inicial. Entretanto, é essencial que o acompanhamento médico seja feito corretamente.

O post O que é o granuloma eosinófilo? Entenda sobre o tumor que acometeu o filho de Wesley Safadão apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/25/medicina-e-saude/o-que-e-o-granuloma-eosinofilo-entenda-sobre-o-tumor-que-acometeu-o-filho-de-wesley-safadao/