
O collectathon, ou collect-a-thon (“collection marathon”), é um subgênero de jogos de plataforma que surgiu na transição do 2D para o 3D, na segunda metade dos anos 1990. O clássico “Super Mario 64” foi um dos definidores desse estilo, que alcançou sua forma definitiva em jogos como Banjo-Kazooie.
Nos jogos collectathon, os jogadores exploram grandes áreas em busca de itens. Alguns são necessários para avançar nas fases, outros ajudam a conseguir esses itens, e há também os que apenas revelam bônus e segredos.
O subgênero perdeu força ao longo dos anos 2000, mas voltou a ganhar destaque em meados da década de 2010, impulsionado por jogos indies que exploram a nostalgia.
Se você curte esse estilo, a seguir listamos oito exemplos, clássicos e recentes, que o representam bem.
8 jogos collectathon para conhecer o gênero
Yooka-Replaylee
- Plataformas: PC, Nintendo Switch 2, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
Este é o remaster de “Yooka-Laylee”, com gráficos aprimorados, controles mais precisos e novidades como mapa, viagem rápida e novos colecionáveis.
O jogo foi criado pela Playtonic Games, estúdio formado por ex-funcionários da Rare, responsáveis por Banjo-Kazooie, um dos títulos mais importantes do gênero collectathon.
O jogador controla Yooka, um camaleão, e Laylee, uma morcega, em uma jornada por mundos mágicos dentro de livros. O objetivo é reunir páginas douradas que restauram o poder dessas obras. Além deles, há diversos outros itens para coletar.
A Hat in Time

- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.
Um dos títulos mais recentes desta lista, “A Hat in Time” faz um charmoso e colorido resgate da jogabilidade e do estilo dos clássicos collectathons dos anos 90.
O jogador controla Hat Kid, uma menina alienígena que viaja pelo espaço até perder as Time Pieces, objetos capazes de controlar o tempo. Para voltar ao seu planeta, ela precisa explorar diferentes mundos e recuperar essas peças.
A jogabilidade foca na exploração livre e, como é de se esperar, na coleta de itens, com fases extensas. Além disso, Hat Kid junta fios de lã para costurar chapéus que concedem novas habilidades, como correr mais rápido, o que ajuda a progredir no jogo.
Spyro Reignited Trilogy

- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
A coletânea “Spyro Reignited Trilogy” reúne os três primeiros jogos da série “Spyro”, clássicos collectathons do PlayStation 1, completamente recriados com gráficos modernos.
O jogador controla Spyro, um pequeno dragão roxo que explora mundos agradavelmente coloridos e vibrantes em busca de vários colecionáveis. Com foco na exploração, característica dos collectathons, o progresso dos três games depende da coleta de itens espalhados pelos cenários.
New Super Lucky’s Tale

- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.
Um remake aprimorado de “Super Lucky’s Tale” (2017), esta plataforma 3D traz gráficos melhorados, controles mais precisos e níveis redesenhados.
O jogador controla a carismática raposa Lucky, que precisa recuperar páginas mágicas e derrotar inimigos para salvar o mundo.
Cada mundo possui hubs 3D exploráveis, onde é possível coletar páginas, moedas e segredos para desbloquear chefes. A jogabilidade mistura fases de plataforma em 3D, níveis de rolagem lateral 2D e quebra-cabeças.
Leia mais
- Os 8 melhores jogos de plataforma 2D
- Os 9 dos melhores jogos da franquia Borderlands para curtir no PC e consoles
- 8 melhores jogos roguelike para Nintendo Switch
Banjo-Kazooie

- Plataformas: Nintendo 64 e Xbox 360.
O clássico da Rare “Banjo-Kazooie” simplesmente definiu o gênero collectathon nos jogos de plataforma 3D. O game levou a fórmula da exploração e coleta a um novo nível, combinando humor, visuais agradáveis e coloridos, personagens carismáticos e mundos expansivos.
O jogador controla o urso Banjo e a ave que vive em sua mochila, Kazooie. Juntos, eles exploram nove mundos em busca de vários colecionáveis usados para desbloquear novas fases ou abrir novas áreas no mapa principal.
A jogabilidade é totalmente voltada à coleta e à exploração não linear, incentivando o jogador a revisitar as fases.
Donkey Kong 64

- Plataforma: Nintendo 64.
Famoso (ou infame) pela quantidade absurda de itens coletáveis, “Donkey Kong 64“ levou o gênero collectathon ao extremo.
Desenvolvido pela Rare, o jogo marcou a estreia do carismático gorila da Nintendo e sua turma em um mundo totalmente 3D. A gameplay combina exploração de fases amplas, puzzles e centenas de colecionáveis espalhados por vastos cenários.
O jogador controla Donkey Kong e mais quatro personagens, cada um com habilidades próprias usadas para resolver desafios e acessar áreas exclusivas. O objetivo é deter o vilão King K. Rool, que planeja destruir a Ilha DK.
Jak and Daxter: The Precursor Legacy

- Plataformas: PlayStation 2.
O caso deste jogo, desenvolvido pela Naughty Dog (a mesma de “Crash Bandicoot”, “Uncharted” e “The Last of Us”), é interessante. “Jak and Daxter: The Precursor Legacy“ foi lançado para PlayStation 2 em 2001, seguindo o legado de Crash como uma plataforma 3D de respeito para uma nova geração.
O jogador controla Jak, explorando um mundo interconectado com fases amplas, enfrentando inimigos e superando obstáculos. A gameplay gira em torno da coleta de itens em uma plataforma 3D agradável.
No entanto, as duas sequências abandonaram essa fórmula. Com a queda dos collectathons frente aos games no estilo GTA nos anos 2000, os outros títulos da trilogia adotaram o estilo de mundo aberto, com forte foco em ação.
Super Mario 64

- Plataformas: Nintendo 64.
O clássico “Super Mario 64” é reconhecido como o jogo que deu origem aos collectathons e definiu suas principais características.
O primeiro jogo 3D da franquia acompanha o encanador bigodudo enquanto ele explora o castelo da Princesa Peach e viaja por diferentes mundos para avançar na aventura.
A jogabilidade combina correr, pular, nadar e deslizar, oferecendo liberdade para explorar cada fase de maneiras variadas. O jogador coleta Power Stars, completa desafios e pode revisitar fases para recuperar estrelas não conquistadas. O objetivo principal é salvar a Princesa Peach das garras de Bowser.
O post O que são games collectathon? Entenda o gênero e veja os melhores jogos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/22/games-e-consoles/o-que-sao-games-collectathon-entenda-o-genero-e-veja-os-melhores-jogos/