As discussões sobre o que é e o que não é arte prometem escalar para um novo nível nos próximos dias. Isso por que a ciência acaba de colocar um novo ingrediente nesse debate: um robô humanoide com Inteligência Artificial que pinta quadros.
A robô artista Ai-Da foi criada em 2019 por uma equipe liderada por Aidan Maller, galerista e fundador do Ai-Da Robot Studio, em parceria com especialistas em IA das universidades de Oxford e Birmingham, na Inglaterra.
Leia mais
- Estudo coloca robôs e humanos pintando juntos; veja o resultado
- Como seria uma conversa entre robôs humanoides? Assista e descubra
- 8 filmes sobre pintores famosos para assistir na Netflix e outros streamings
Ela pinta quadros e faz poesia desde aquela época. A novidade agora é que uma importante galeria de arte, a britânica Sotheby’s, vai leiloar uma obra de Ai-Da. É a primeira vez que algo parecido acontece na história.
Intitulada “AI God” (Deus da IA), a pintura de 2,2 metros retrata o matemático inglês Alan Turing, considerado um dos pais da informática e da computação. É a imagem que aparece logo após o título deste texto (em destaque, à esquerda).
O leilão será online, com duração do dia 31 de outubro a 7 de novembro. A expectativa dos organizadores é que o quadro atinja um preço de 100 mil a 150 mil libras (algo entre R$ 740 mil e R$ 1,1 milhão).
Conheça a Ai-Da
- Apesar de ser um robô, os criadores tentaram aproximá-la de uma mulher.
- Ela tem rosto fino, grandes olhos e cabelo castanho escuro, além de uma voz feminina.
- Seu nome foi inspirado em Ada Lovelace, a primeira programadora da história.
- A robô artista utiliza IA para criar quadros e esculturas, e se expressa de maneira autônoma, sem intervenção humana.
- Com câmeras nos olhos e mãos biônicas, ela aprendeu a pintar observando pessoas.
- O algoritmo também buscou inspiração no infindável arquivo da internet.
- Esse vídeo a seguir é um dos primeiros que mostra como atua a máquina:
- Vale destacar que Ai-Da já possui um considerável histórico dentro do mundo das artes.
- Outras obras dela, por exemplo, já foram expostas na Bienal de Veneza, no Museu do Design de Londres, nas pirâmides de Gizé e nas Nações Unidas.
- Você pode conhecer o acervo dela clicando neste link aqui.
- A robô humanoide também escreve poesia e já fez até um discurso na Câmara dos Lordes, no Reino Unido, em 2022.
Discussão sobre arte
Você conhece Romero Britto? Já viu as obras dele? Se nunca viu, procure rapidamente no Google. Conheço gente que não considera os quadros dele arte.
Algo parecido ocorre em alguns círculos ao citar Andy Warhol. Sua pop art é uma forma de arte? E suas “Latas de Sopa Campbell”?
Como disse no começo do texto, discussões como essa se arrastam há séculos. A Robótica e a Inteligência Artificial tendem a deixar a questão ainda mais complexa.
É inegável que o quadro de Alan Turing é bonito. Mas podemos cravar que ele é algo genuíno? Ou ele é apenas um produto de dados, uma cópia aprimorada do que os humanos que vieram antes fizeram?
Os defensores dos robôs e da IA podem rebater: mas movimentos artísticos que surgiram na história também não tiveram influência de todos os outros que vieram antes?
Pois é, estamos diante de um debate extremamente complexo. E que vai ficar cada vez mais em evidência depois desse leilão promovido pela Sotheby’s. O Olhar Digital acompanha de perto.
As informações são da Deutsche Welle.
O post Obra de arte feita por robô vai a leilão pela 1ª vez na história apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/16/ciencia-e-espaco/obra-de-arte-feita-por-robo-vai-a-leilao-pela-1a-vez-na-historia/