8 de novembro de 2024
Olhar Espacial: como a Inteligência Artificial está revolucionando a astronomia
Compartilhe:

A Inteligência Artificial (IA) vem transformando a pesquisa em astronomia, permitindo que cientistas processem grandes volumes de dados com velocidade e precisão impossíveis para humanos. 

Em projetos de monitoramento de explosões estelares, por exemplo, sistemas automatizados conseguem analisar rapidamente observações astronômicas e identificar novos pontos brilhantes, comparando-os com registros anteriores e calculando, em minutos, a probabilidade de serem supernovas. Essa agilidade permite que telescópios espalhados pelo mundo sejam orientados para investigar o fenômeno antes que ele desapareça.

Representação conceitual artística da Inteligência Artificial dominando o Universo. Créditos: Shutterstock.AI/Vadim Sadovski/Olhar Digital

Outro uso crucial da IA está na classificação de galáxias. Com bilhões de objetos para analisar, o processo manual seria inviável. Algoritmos treinados em aprendizado de máquina analisam imagens, reconhecendo padrões que indicam o estágio evolutivo de cada galáxia, ampliando a capacidade humana de catalogação e acelerando a produção de dados científicos.

Nesta sexta-feira (8), o avanço da IA na astronomia será tema do o Programa Olhar Espacial, que vai receber Roberto ‘Pena’ Spinelli, físico graduado pela Universidade de São Paulo (USP), com especialidade em Machine Learning pela Universidade de Stanford, nos EUA, e pesquisador na área de Inteligência Artificial. Ele também é colunista do Olhar Digital News.

Roberto ‘Pena’ Spinelli é o convidado desta sexta-feira (8) do Programa Olhar Espacial. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Leia mais:

  • Inteligência Artificial pode já estar controlando o Universo, diz ex-NASA
  • Imagens geradas por Inteligência Artificial ameaçam a ciência
  • Como a inteligência artificial pode ajudar a encontrar extraterrestres?

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok.

O post Olhar Espacial: como a Inteligência Artificial está revolucionando a astronomia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/08/ciencia-e-espaco/olhar-espacial-como-a-inteligencia-artificial-esta-revolucionando-a-astronomia/