No sertão da Paraíba, mais precisamente na cidade de Matureia, está um dos principais destinos do Brasil para o astroturismo: o Pico do Jabre. Um levantamento da expedição Entre Parques, que avaliou todos os parques nacionais com base em critérios da Dark Sky International e Starlight Foundation, classificou o céu do local como o quinto mais promissor do país para observar estrelas, planetas e fenômenos celestes.
O município oferece céu limpo, baixa umidade, horizontes amplos e ar transparente, favorecendo a observação de eclipses, chuvas de meteoros e objetos distantes, como nebulosas e aglomerados estelares.
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, para preservar essas condições, Matureia aprovou a Lei nº 592/2025, a primeira lei municipal do Brasil voltada à proteção do céu. O projeto substitui luminárias antigas por LEDs de baixa emissão, com tonalidades âmbar ou avermelhadas, limitando a intensidade nas áreas urbanas a 2.700 Kelvin. A medida reforça o município como referência nacional, atraindo turistas interessados em fenômenos astronômicos, ao mesmo tempo em que protege a fauna e a saúde humana.
O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (24) recebe três figuras importantes dessa história: Silvia Carneiro, representante da International Dark Sky International no Brasil, e os vereadores de Matureia Matheus Jerônimo (Republicanos) e Ariano Dantas (Podemos), autores do projeto da referida lei.

As pesquisas de Silvia sobre iluminação denunciam os impactos ambientais que a luz artificial provoca ao ser humano e à natureza. Ela atua no mercado de iluminação desde 2008, como arquiteta urbanista especialista em iluminação, com pós-graduação em Iluminação e Design de Interiores e Master em Arquitetura e Iluminação. Foi professora da área em instituições renomadas, como a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e o Istituto Europeo di Design (IED). Atualmente, dá aula na Escola Brasileira de Pós‑Graduação, é instrutora na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e executa projetos luminotécnicos para diversos segmentos.
Leia mais:
- Poluição luminosa não atrapalha apenas a observação espacial
- Poluição luminosa urbana é um perigo para os ecossistemas marinhos
- Fenômeno óptico forma anel em torno do Sol no céu do Acre
O programa vai mostrar que iniciativas como a de Matureia podem inspirar cidades em todo o mundo a proteger o céu noturno. Uma oportunidade de entender os impactos da poluição luminosa e redescobrir a beleza das nossas noites estreladas. Não perca!
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok.
O post Olhar Espacial revela cidade que protege o céu e impulsiona o astroturismo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/24/ciencia-e-espaco/olhar-espacial-revela-cidade-que-protege-o-ceu-e-impulsiona-o-astroturismo/
