
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, uma rocha espacial do tamanho de um prédio de 18 andares foi descoberta no fim do ano passado em rota de colisão com a Terra. A partir dos dados coletados nas últimas observações, há pouco mais de 1% de chance de que o asteroide – designado 2024 YR4 – possa atingir o planeta em 2032.
Segundo a NASA, no momento, nenhum outro grande asteroide conhecido tem uma probabilidade de impacto acima de 1%. Novas observações podem resultar na reatribuição deste asteroide para 0 à medida que mais dados chegam.
A ESA alerta que, embora 2024 YR4 tenha quase 99% de chance de passar com segurança pela Terra em 22 de dezembro de 2032, “um possível impacto ainda não pode ser totalmente descartado”.
O que se sabe sobre o asteroide 2024 YR4
O asteroide 2024 YR4 foi descoberto em 27 de dezembro de 2024 pelo Sistema de Último Alerta para Impacto de Asteroides com a Terra (ATLAS, na sigla em inglês), em Río Hurtado, Chile. Logo após a descoberta, análises determinaram que ele tinha uma chance muito pequena de potencialmente impactar o planeta em 22 de dezembro de 2032.
Estima-se que a rocha tenha entre 40 m e 100 m de largura. Um corpo desse tamanho cai na Terra em média a cada poucos milhares de anos, podendo causar danos graves a uma vasta área nos arredores do local de impacto.
Atualmente, 2024 YR4 está no topo das listas de risco da ESA e da NASA. Desde o início de janeiro, astrônomos têm realizado observações prioritárias de acompanhamento com telescópios em todo o mundo e usado os novos dados para melhorar a compreensão do tamanho e da trajetória do asteroide.
De acordo com o monitoramento da ESA, a probabilidade de que esse objeto possa impactar a Terra em 22 de dezembro de 2032 é de 1,2%, resultado consistente com estimativas independentes feitas pelo NEODyS (sigla para algo como “Site Dinâmico de Objetos Próximos à Terra”), da Itália.
Para saber mais detalhes sobre esse corpo celeste esperado para cair na Terra dentro de sete anos – e se esse choque pode ser evitado – não perca o Olhar Espacial desta sexta-feira (31). O programa recebe o astrônomo amador Cristóvão Jacques, sócio fundador do Observatório SONEAR-Wykrota-CEAMIG, na cidade de Caeté (MG), e dono do canal AstroNEOS, no YouTube.

Ele faz parte do comitê da União Astronômica Internacional (IAU) que está organizando a celebração do Ano Internacional dos Asteroides e da Defesa Planetária aqui no Brasil – estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2029 (em razão da passagem próxima da Terra do asteroide Apophis).
Leia mais:
- Nem a NASA sabe o que esses estranhos objetos espaciais são
- Confusão no espaço: objeto classificado como asteroide é carro de Elon Musk
- Descoberta revela asteroides escondidos que podem atingir a Terra
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok.
O post Olhar Espacial conta tudo sobre o asteroide previsto para atingir a Terra em 2032 apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/31/ciencia-e-espaco/olhar-espacial-tudo-sobre-o-asteroide-que-deve-cair-na-terra-em-2032/