2 de setembro de 2025
OpenAI atualiza agente Operator com novo modelo de IA mais
Compartilhe:

Atenção: a matéria a seguir inclui uma discussão sobre suicídio. Se você ou alguém que você conhece precisar de ajuda, procure ajuda especializada. O Centro de Valorização da Vida (CVV) funciona 24h por dia pelo telefone 188. Também é possível conversar por chat ou e-mail.

A OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou que lançará, nos próximos 120 dias, controles parentais abrangentes para tornar o uso da tecnologia mais seguro para adolescentes. A iniciativa surge após relatos de jovens que recorreram ao chatbot em momentos de crise emocional.

A partir do próximo mês, pais poderão vincular suas contas às dos filhos, controlar respostas do ChatGPT, gerenciar histórico e memória de conversas, além de receber alertas caso a ferramenta identifique sinais de sofrimento agudo.

A OpenAI já havia anunciado controles parentais para seu chatbot, mas agora deixa definido o prazo em que os novos recursos estarão ativos.

Novos recursos incluem alertas em crises, supervisão parental e apoio de especialistas em saúde mental (Imagem: Vitor Miranda / Shutterstock.com)

Leia mais:

  • OpenAI pode se tornar a empresa de capital fechado mais valiosa do mundo
  • 5 prompts para descobrir o que o ChatGPT sabe sobre você
  • OpenAI terá um escritório na Índia – segundo maior mercado do ChatGPT

OpenAI consultou especialistas para criar recursos

Segundo a empresa, especialistas em saúde mental têm orientado o desenvolvimento desses recursos.

“Vimos pessoas recorrerem a ele nos momentos mais difíceis. É por isso que aprimoramos como nossos modelos reconhecem e respondem a sinais de sofrimento”, afirmou a OpenAI em comunicado.

O conselho de especialistas, que já conta com profissionais de saúde mental e desenvolvimento juvenil, será ampliado para incluir especialistas em transtornos alimentares, dependência química e saúde do adolescente.

Logo da OpenAI em um smartphone na horizontal
OpenAI tenta tornar sua IA mais segura para jovens após tragéria com adolescente de 16 anos (Imagem: jackpress / Shutterstock.com)

Tragédia envolveu interações com o ChatGPT

  • O anúncio acontece em meio a um processo judicial na Califórnia, movido pelos pais de Adam Raine, de 16 anos, que tirou a própria vida em abril de 2025 após interações com o ChatGPT.
  • Eles alegam que a ferramenta teria incentivado o jovem a explorar métodos de suicídio.
  • A OpenAI destacou que os novos protocolos representam apenas o início de um processo contínuo para tornar sua tecnologia mais segura e responsável.
ChatGPT
OpenAI reforça proteção de adolescentes no ChatGPT (Imagem: PhotoGranary02/Shutterstock)

O post OpenAI define prazo para lançar controle parental no ChatGPT apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/02/pro/openai-define-prazo-para-lancar-controle-parental-no-chatgpt/