
A OpenAI acaba de lançar nesta quinta-feira (27) o GPT-4.5, seu mais recente modelo de linguagem, representando um avanço significativo no campo da inteligência artificial generativa. Disponível inicialmente como uma prévia, o GPT-4.5 é descrito pela criadora do ChatGPT como seu “maior e mais bem informado modelo até agora”.
A novidade promete superar seu antecessor, o GPT-4, em diversos aspectos, oferecendo capacidades aprimoradas e uma experiência de uso mais natural. Confira as principais mudanças abaixo.
Aprimoramentos e limitações do GPT-4.5
Segundo informações divulgadas pela OpenAI, o GPT-4.5 destaca-se por suas capacidades aprimoradas de escrita, um conhecimento de mundo mais vasto e o que a OpenAI descreve como uma “personalidade refinada” capaz de entender melhor as nuances da comunicação humana.
Isso se traduz em conversas mais naturais e intuitivas, com o modelo sabendo quando oferecer informações detalhadas ou convidar o usuário para uma conversa mais aprofundada.
“Nós alinhamos o GPT-4.5 para ser um colaborador melhor, fazendo com que as conversas pareçam mais calorosas, intuitivas e emocionalmente cheias de nuances”, disse Raphael Gontijo Lopes, pesquisador da OpenAI, durante a transmissão ao vivo da empresa.
Apesar dos avanços, a OpenAI esclarece que o GPT-4.5 não se qualifica como um modelo de fronteira e pode apresentar desempenho inferior em comparação com outros modelos especializados. A empresa enfatiza que o foco principal foi melhorar a eficiência computacional do GPT-4, com um salto superior a 10 vezes.
Graças ao seu conhecimento mais amplo e à compreensão mais profunda do mundo, o GPT-4.5 apresenta uma taxa de alucinação significativamente menor em comparação com outros modelos da OpenAI. Isso significa que o modelo gera respostas mais factuais e confiáveis, reduzindo a probabilidade de informações incorretas ou inventadas.
Treinamento
Para o desenvolvimento do GPT-4.5, a OpenAI utilizou dados sintéticos gerados pelo modelo de raciocínio o1 (codinome Strawberry). O treinamento do modelo também envolveu novas técnicas de supervisão, combinadas com métodos tradicionais como aprendizado por reforço de feedback humano (RLHF), semelhantes aos utilizados no GPT-4o.

Leia mais:
- GPT-5 a caminho? OpenAI anuncia treinamento de novo modelo de IA
- ChatGPT: OpenAI vaza, “sem querer”, detalhes do GPT-4.5 Turbo; saiba mais
- 3 formas de acessar o ChatGPT-4 de graça
Disponibilidade
Inicialmente, o acesso ao GPT-4.5 será limitado aos usuários do ChatGPT Pro.
A OpenAI planeja expandir o acesso para usuários Plus e Team nas próximas semanas, seguido por usuários Enterprise e Edu. Vale lembrar que a empresa já está trabalhando no GPT-5, previsto para ser lançado até o final de maio.
O post OpenAI lança GPT-4.5 com “personalidade refinada”; veja o que muda apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/27/pro/openai-lanca-novo-modelo-gpt-4-5-veja-o-que-muda/