2 de abril de 2025
Efeito DeepSeek? Dona do ChatGPT pode receber novo investimento bilionário
Compartilhe:

A OpenAI revelou seus planos de lançar um novo modelo de linguagem “aberto” nos próximos meses, após anos sem disponibilizar um modelo aberto desde o lançamento do GPT‑2. A empresa publicou um formulário de feedback em seu site, convidando desenvolvedores, pesquisadores e membros da comunidade em geral para compartilharem suas opiniões sobre o que gostariam de ver neste novo modelo.

O documento inclui perguntas como, “O que você gostaria de ver em um modelo de peso aberto da OpenAI?” e “Quais modelos abertos você já utilizou no passado?

A OpenAI afirmou que está animada para colaborar com a comunidade e reunir feedbacks, com o objetivo de tornar esse modelo o mais útil possível. A empresa também anunciou que realizará eventos para desenvolvedores, que incluirão sessões para testar protótipos do novo modelo. O primeiro desses eventos ocorrerá em San Francisco nas próximas semanas, seguido por encontros na Europa e na região Ásia-Pacífico.

Vale destacar que, embora o novo modelo da OpenAI tenha algumas semelhanças com o popular ‘ChatGPT’, como a capacidade de realizar tarefas de processamento de linguagem natural, ele não será uma versão do mesmo modelo. Em vez disso, trata-se de um modelo de IA aberto que permitirá que desenvolvedores e organizações usem, adaptem e modifiquem o código conforme necessário.

Pressão da concorrência e a adaptação da OpenAI

A decisão de abrir o modelo vem em meio à crescente pressão da concorrência, especialmente de laboratórios de IA como o DeepSeek, da China, que adotaram uma abordagem “aberta” ao lançar seus modelos. Esses concorrentes oferecem seus modelos à comunidade de IA para experimentação e, em alguns casos, para comercialização, o que se mostrou uma estratégia extremamente bem-sucedida.

DeepSeek pode ter “forçado a mão” da OpenAI para caminhar no terreno dos modelos abertos (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

Um exemplo disso é a Meta, que obteve mais de 1 bilhão de downloads com sua linha de modelos Llama, conforme anunciado em março deste ano. Da mesma forma, o DeepSeek atraiu rapidamente uma grande base de usuários mundial e o interesse de investidores.

OpenAI, que até então vinha se destacando por uma abordagem mais restritiva, enfrenta agora a necessidade de se ajustar à nova dinâmica do mercado. Durante uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, o CEO da OpenAI, Sam Altman, admitiu que a empresa esteve “do lado errado da história” em relação à estratégia de código aberto e que a empresa precisa “encontrar uma estratégia diferente para o código aberto”.

Altman também comentou sobre a possibilidade de lançar modelos melhores no futuro, embora reconheça que a OpenAI manterá uma liderança menor em comparação aos anos anteriores.

Leia mais:

  • Conheça a história do Studio Ghibli — que, sem querer, derreteu o ChatGPT
  • OpenAI adia gerador de imagens do ChatGPT para usuários gratuitos
  • ChatGPT: 8 prompts para você testar quando estiver entediado

O modelo aberto da OpenAI

Altman detalhou ainda mais as expectativas para o novo modelo em uma publicação no X, afirmando que ele terá capacidades de raciocínio, semelhantes ao modelo o3-mini da OpenAI.

“Estamos empolgados em lançar um novo e poderoso modelo de linguagem de peso aberto com capacidade de raciocínio nos próximos meses, e queremos conversar com os desenvolvedores sobre como torná-lo o mais útil possível”, disse Altman. “Estamos planejando lançar nosso primeiro modelo de linguagem de peso aberto desde o GPT-2. Já faz um tempo que estamos pensando nisso, mas outras prioridades tomaram precedência. Agora, sentimos que é importante fazer isso.”

sam altman
Sam Altman anunciou o lançamento futuro do modelo em sua conta no X (Imagem: jamesonwu1972 / Shutterstock.com)

Altman também comentou sobre os preparativos para o lançamento, dizendo que o modelo será avaliado de acordo com o framework de prontidão da OpenAI, como qualquer outro modelo da empresa. No entanto, ele ressaltou que será feito um trabalho extra, já que a empresa sabe que o modelo será modificado após o lançamento:

“Antes do lançamento, avaliaremos este modelo de acordo com nosso framework de prontidão, como fazemos com qualquer outro modelo. E faremos um trabalho extra, pois sabemos que este modelo será modificado após o lançamento.”

Sam Altman no X

Além disso, o CEO compartilhou planos para eventos destinados a reunir feedback de desenvolvedores e testar protótipos iniciais do modelo, com o primeiro evento programado para ocorrer em San Francisco nas próximas semanas.

Por fim, Altman expressou seu entusiasmo em ver como os desenvolvedores irão utilizar o modelo, e como grandes empresas e governos farão uso dele, caso prefiram rodá-lo de forma independente.

O post OpenAI prepara lançamento de “ChatGPT” aberto apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/03/31/pro/openai-prepara-lancamento-de-chatgpt-aberto/