O navegador Opera recebeu um novo recurso no Android que resume sites usando o Aria, seu assistente de IA (inteligência artificial). Um atalho adicionado no aplicativo permite acionar o chatbot em poucos passos para destacar pontos principais e criar um pequeno texto sobre o conteúdo de uma notícia, por exemplo. Confira abaixo como o recurso funciona.
Leia mais:
- Como usar IA e melhorar a eficiência no trabalho? Estudo te conta
- O que é uma AGI (Inteligência Artificial Geral)?
- 5 aplicações da inteligência artificial (IA) que vão te surpreender
Como funciona o novo recurso do Opera no Android?
- A novidade é uma “uma ferramenta poderosa para quem busca informações de forma rápida e eficiente”, segundo a porta-voz da Opera Juliana Psaros.
- Para conseguir acessar o novo atalho que resumo textos com IA é preciso atualizar o navegador para a versão 82 na Play Store.
- É possível usar o recurso para resumir desde notícias rápidas até artigos mais longos, ressalta a Opera em comunicado.
- O atalho para resumir textos de sites com IA aparece no menu de configuração do Opera (o ícone de três pontos verticais).
- Para usar o recurso, basta tocar na opção “Resumir” (ou “Summarize” na versão em inglês do navegador). O texto resumido aparece em seguida na janela do chatbot Aria.
Por enquanto, o Opera é único navegador móvel que oferece resumo de textos com IA através de um simples atalho. Quem usa celulares Android também pode usar o Gemini, do Google, para resumir textos de sites, mas é preciso copiar e colar o endereço URL.
Vantagens da IA do Opera
A inteligência artificial já está presente em diversas ferramentas, eletrônicos e serviços. Seguindo a nova onda, o navegador Opera disponibiliza o Aria, um assistente virtual com acesso à internet e uma base de dados atualizada. Conheça aqui cinco vantagens do chatbot.
O post Opera resume textos de sites com IA no Android; veja como funciona apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/11/internet-e-redes-sociais/opera-resume-textos-de-sites-com-ia-no-android-veja-como-funciona/