18 de dezembro de 2024
Origem do Universo pode ser desvendada por esse detector subterrâneo
Compartilhe:

A origem do Universo ainda é recheada de mistérios, mas um novo laboratório em construção na China promete revelar os segredos das “partículas fantasmas” e responder perguntas sobre o surgimento da matéria.

O Observatório Subterrâneo de Neutrinos de Jiangmen ficará abaixo de uma colina no sul da China e deve começar a operar em breve. Ele é um de três detectores do tipo que estão em construção no mundo, os outros dois ficam nos Estados Unidos e no Japão.

O objetivo do observatório é detectar neutrinos, uma tarefa bastante difícil já que essas minúsculas partículas cósmicas possuem uma massa insignificante. Mas essa detecção pode nos ajudar a entender como o Universo surgiu.

O mistério dos neutrinos

Apesar de serem abundantes no Universo, os neutrinos interagem de forma muito sutil com outras partículas devido à falta de carga elétrica e à fraquíssima força gravitacional que exercem. Mesmo tendo sido descobertas há quase um século, ainda não está claro o que essas partículas realmente são.

Devido à sua leveza e comportamento peculiar, a determinação da massa dos neutrinos não pode ser feita como a de outras partículas. Os físicos não conseguem simplesmente pesá-los como objetos estáticos; em vez disso, eles observam suas interações com outras partículas ou analisam os produtos de seu decaimento para inferir suas massas incrivelmente pequenas.

Representação artística de um neutrino. Crédito: betibup33 – Shutterstock

No entanto, é raro que neutrinos colidam ou interajam com outras partículas, então os cientistas precisam aumentar as chances disso acontecer. A solução encontrada está sendo construir laboratórios gigantes. 

O detector feito na China vai ser preenchido com um líquido projetado para emitir luz quando os neutrinos passarem e submergirão a coisa toda em água purificada.

Leia mais:

  • Levitação é usada para criar sensores quânticos ultrassensíveis
  • Físico usa raios-X para recuperar gravações antigas de música
  • Cientistas criam molécula poliatômica mais fria já registrada

Na verdade, o laboratório vai estudar os antineutrinos, partícula oposta dos neutrinos, que permitem aos cientistas entender seu comportamento, e que surgem como produto dessas colisões. Quando os antineutrinos entram em contato com partículas dentro do detector, eles produzem um flash de luz.

Essas detecções devem ajudar os cientistas a classificarem os neutrinos conforme o peso e pode responder alguns mistérios do Universo, como, por exemplo, por que a maior parte de tudo é composta de matéria, enquanto a antimatéria foi praticamente extinta?

Os cientistas não sabem como as coisas ficaram tão desequilibradas, mas acreditam que os neutrinos podem ter ajudado a escrever as primeiras regras da matéria.

O detector chinês custou mais de US$ 300 milhões e fica localizado em Kaiping. As obras levaram mais de nove anos para serem finalizadas e agora estão em fase final.

O post Origem do Universo pode ser desvendada por esse detector subterrâneo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/18/ciencia-e-espaco/origem-do-universo-pode-ser-desvendada-por-esse-detector-subterraneo/