10 de janeiro de 2026
Os piores produtos da CES 2026, segundo os consumidores
Compartilhe:

A inteligência artificial dominou os lançamentos da CES 2026, mas nem toda inovação foi recebida com entusiasmo. Grupos de defesa do consumidor e de privacidade elegeram alguns dos piores produtos apresentados na feira em Las Vegas, questionando o uso excessivo e até desnecessário de recursos “inteligentes”.

A lista faz parte do prêmio informal conhecido como “Pior da Feira”, iniciativa conduzida por organizações como Consumer Reports, Back Market e iFixit. O objetivo é chamar atenção para dispositivos considerados caros, difíceis de consertar, pouco sustentáveis ou que levantam preocupações sobre privacidade e segurança digital.

Segundo os organizadores, os escolhidos deste ano representam “os desastres tecnológicos mais complexos, irreparáveis ​​e insustentáveis ​​da CES”. O prêmio e os jurados não têm nenhuma relação com a Consumer Technology Association (CTA), responsável pela feira.

Confira os produtos de destaque (negativamente).

Prêmio de ‘piores do ano’ acontece em todas as edições, sem ligação direta com a CES (Imagem: Divulgação/CES)

Geladeira inteligente da Samsung ficou no topo da lista

O grupo elegeu a Bespoke AI Family Hub, da Samsung, como o pior produto da CES 2026. Trata-se de uma geladeira conectada à internet capaz de abrir e fechar a porta a partir de comandos de voz.

A organização criticou o eletrodoméstico por transformar uma função básica em algo complexo. Para Gordon-Byrne, diretor-executivo da organização Right to Repair, “a única coisa que uma geladeira deve fazer é manter as coisas frias”.

Além disso, para os jurados, a combinação de conectividade constante, publicidade integrada e sensores pode tornar o produto mais sujeito a falhas e encarecer reparos. As demonstrações durante a feira também indicaram dificuldades do sistema em ambientes com muitos ruídos, algo comum em cozinhas.

Já as câmeras instaladas no refrigerador foram apontadas como um recurso excessivo e potencialmente invasivo. “Você não quer uma câmera na porta da sua geladeira te observando o tempo todo”, disse Elizabeth Chamberlain, diretora de sustentabilidade da iFixit, que participou do concurso.

Ela também defendeu que ninguém está pedindo uma geladeira com abertura de porta usando voz.

geladeira inteligente da samsung
Demonstrações da geladeira revelaram problemas no uso (Imagem: Samsung/Reprodução)

Outros piores produtos da CES 2026

Outro produto criticado foi o sistema de campainha com câmera Ring, da Amazon.

Grupos de direitos digitais alertaram para o aumento da vigilância doméstica com a incorporação de recursos baseados em IA, como reconhecimento facial e integrações com aplicativos de terceiros. Segundo Chamberlain, esse ecossistema pode afetar até mesmo pessoas que não utilizam os dispositivos, ao ampliar o monitoramento em espaços públicos e privados.

As câmeras dos seus vizinhos provavelmente sabem quem você é e sabem quando você chega em casa, o que você está fazendo, quando você sai de casa, quando vai ao mercado, quando está fora da cidade. Isso é assustador.

Elizabeth Chamberlain, diretora de sustentabilidade da iFixit

amazon ring
Críticos chamaram atenção para vigilância constante com o Amazon Ring (Imagem: BrandonKleinPhoto / Shutterstock)

A lista também incluiu o Lollipop Star, um pirulito eletrônico que toca música enquanto é lambido, usando uma tecnologia de condução óssea. O produto recebeu o prêmio de Impacto Ambiental negativo devido ao uso de baterias descartáveis com pouca duração (cerca de uma hora), além de plástico e componentes eletrônicos de uso único.

Para os organizadores, trata-se de um exemplo de tecnologia que contribui para o aumento do lixo eletrônico sem oferecer benefícios que justificam o uso.

As informações são do EuroNews.

pirulito eletrônico lollipop star
Pirulito eletrônico dura cerca de uma hora (Imagem: Lava Brand/Reprodução)

O post Os piores produtos da CES 2026, segundo os consumidores apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/10/reviews/os-piores-produtos-da-ces-2026-segundo-os-consumidores/