22 de abril de 2025
Oscar define regras para IA e impõe nova exigência a
Compartilhe:

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas atualizou as regras para o Oscar 2026 e, pela primeira vez, incluiu uma diretriz específica sobre o uso de inteligência artificial generativa na produção dos filmes. Segundo a nova norma, o uso dessas ferramentas não favorece nem prejudica uma obra na avaliação dos votantes, mas a escolha dos indicados deve considerar o grau de autoria humana envolvida.

Além disso, a entidade também implementou mudanças no processo de votação, como a exigência de que os membros assistam a todos os filmes indicados em uma categoria para poder votar nela.

Avaliação com IA passa a considerar autoria humana

Pela primeira vez, a Academia divulgou uma diretriz formal sobre o uso de ferramentas digitais e IA generativa na criação dos filmes. A entidade declarou que o uso desses recursos não favorece nem prejudica as chances de uma obra ser indicada. O critério central de avaliação continuará sendo o grau de envolvimento criativo e humano na autoria da produção.

Segundo o regulamento: “Em relação à Inteligência Artificial Generativa e outras ferramentas digitais utilizadas na produção do filme, esses recursos não ajudam nem atrapalham as chances de alcançar uma indicação. A Academia e cada um dos ramos avaliarão a conquista levando em conta o grau em que um ser humano esteve no centro da autoria criativa ao decidir qual filme premiar”.

A Academia liberou diretrizes para a aceitação de uso de IA em filmes (Imagem: LanKS / Shutterstock.com)

Voto só será válido após confirmação de que o filme foi assistido

Uma das mudanças mais significativas para o Oscar 2026 é a exigência de que os membros da Academia só poderão votar em uma categoria se tiverem assistido a todos os filmes indicados naquela disputa. A nova regra será aplicada a todas as categorias e visa aumentar o rigor e a justiça na escolha dos vencedores.

Para garantir o cumprimento da exigência, a Academia vai monitorar a atividade dos votantes por meio da plataforma de streaming exclusiva Academy Screening Room. Caso o filme tenha sido assistido fora do ambiente oficial — como em festivais ou sessões privadas —, o membro deverá preencher um formulário detalhando a ocasião. O método de verificação, já usado anteriormente em categorias como longa internacional e curta-metragem, agora se estende a toda a votação final.

Leia mais:

  • Adrien Brody: 8 filmes com o ganhador do Oscar para assistir online no streaming
  • 10 grandes clássicos que perderam o Oscar de Melhor Filme e onde assisti-los online
  • 10 incríveis filmes brasileiros que poderiam ter sido indicados ao Oscar
cinema
Agora os votantes são obrigados a assistir a todos os filmes da categoria para votar. Como isto já não era uma regra? (Imagem: Rapit Design / Shutterstock.com)

Novidade nas cédulas e estreia da categoria de Elenco

Outra mudança relevante é que, a partir de agora, os nomes dos indicados de cada categoria também aparecerão nas cédulas finais de votação, e não apenas os títulos dos filmes. Isso deve dar maior visibilidade a profissionais indicados com frequência, como compositores e técnicos de som.

Além disso, o Oscar 2026 marcará a estreia da categoria de Melhor Elenco (Achievement in Casting). A seleção será feita por meio de um processo que inclui pré-seleção, evento de apresentação e votação exclusiva por membros do ramo de diretores de elenco. O objetivo é reconhecer o trabalho criativo e colaborativo desses profissionais na construção dos elencos dos filmes.

Calendário e outras atualizações

As datas-chave da temporada do Oscar 2026 já foram definidas. O período de votação para as indicações vai de 12 a 16 de janeiro, com o anúncio dos nomeados previsto para 22 de janeiro. A votação final ocorrerá entre 26 de fevereiro e 5 de março. A cerimônia está marcada para o dia 15 de março de 2026.

Outras mudanças incluem prazos de submissão mais curtos nas categorias musicais, expansão de elegibilidade para cineastas refugiados ou asilados e abertura da votação da categoria de Curta-Metragem de Animação para todos os membros da Academia que optarem por assistir à lista completa de indicados.

O post Oscar define regras para IA e impõe nova exigência a jurados apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/22/cinema-e-streaming/oscar-define-regras-para-ia-e-impoe-nova-exigencia-a-jurados/