O Substack está entrando na competição pelo público do TikTok, que tem futuro incerto nos Estados Unidos, com o lançamento de um fundo de US$ 20 milhões, visando atrair criadores de conteúdo de vídeo, áudio e texto, conforme um anúncio feito esta semana.
A empresa, inicialmente focada na assinatura de newsletters, aceita conteúdos de vídeo, texto ou podcasts em seu ecossistema, e promete que os criadores não perderão receita ao migrar para a plataforma e oferecerá suporte estratégico, comercial e acesso antecipado a novos recursos.
Esse movimento é parte da transformação do Substack, que deixou de ser apenas um serviço de newsletters para se posicionar como uma plataforma de criadores, semelhante ao que já fez o Patreon.
Leia mais:
- Trump cumpre promessa e assina ordem executiva que mantém TikTok ‘vivo’ nos EUA
- Por que o TikTok ainda está funcionando nos EUA?
- Não larga o TikTok? Veja como ativar limite de tempo diário
Mudança de plataforma viria acompanhada de obstáculos
- Embora a proposta do Substack seja atrativa, ela não está isenta de desafios.
- Criadores que migrarem para a plataforma terão que reconstruir seu público, já que não é possível transferir seguidores do TikTok.
- Além disso, a empresa tem enfrentado críticas, com mudanças no foco de suas prioridades, passando de boletins informativos para microblogs e transmissões ao vivo.
O Substack também já enfrentou controvérsias, como o caso de boletins de conteúdo extremista que foram monetizados na plataforma. Em 2022, a empresa demitiu um editor após pressão pública.
O fundo de US$ 20 milhões segue a linha de ações anteriores, como o programa Substack Pro, que ofereceu salários mais altos e benefícios para atrair grandes nomes da mídia, mas que terminou em 2022.
Esses programas deixam claro que, apesar do apoio financeiro inicial, os criadores no Substack estão, em última análise, por conta própria.
O post Outra empresa está de olho em “herdar” público do TikTok nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/25/internet-e-redes-sociais/outra-empresa-esta-de-olho-em-herdar-publico-do-tiktok-nos-eua/