3 de fevereiro de 2025
Para republicanos, DeepSeek mostra “fracasso no controle de exportação” de
Compartilhe:

A startup chinesa DeepSeek chamou atenção na semana passada com o anúncio de um modelo de inteligência artificial poderoso. A ferramenta levantou preocupações de segurança, mas também deixou os Estados Unidos em estado de alerta. Afinal, mesmo com as sanções americanas, a China está avançando no desenvolvimento de IA.

Nesta segunda-feira (03), os senadores republicanos Josh Hawley (do Missouri) e Elizabeth Warren (de Massachusetts) pediram à Secretaria de Comércio para dificultar os controles de exportação de chips para a China, se referindo à DeepSeek como um “fracasso no controle de exportação” americano.

Republicanos pediram mais rigor no controle das exportações (Imagem: Smileus/Shutterstock)

DeepSeek representou fracasso dos EUA em controlar exportações de chips

Os Estados Unidos já aplicaram sanções para limitar o acesso da China aos semicondutores e, consequentemente, barrar o desenvolvimento de tecnologia. Esse conflito tem sido chamado de “guerra dos chips”. No entanto, a ascensão da DeepSeek provou que os chineses conseguiram contornar as limitações.

Em uma carta enviada à Secretaria, à qual o The Washington Post teve acesso, os senadores Hawley e Warren reforçaram que “várias administrações falharam em atualizar e impor nossos controles de exportação” e que isso não pode continuar. Eles se referiram à DeepSeek como “um fracasso no controle de exportação”.

No documento, os republicanos pediram que a gestão dificulte as exportações para a China (e eles não foram os primeiros).

A dupla também argumentou que “o lobby corporativo” resultou em brechas nas regras de controle de exportação da gestão Biden, o que permitiu que a DeepSeek tivesse acesso aos chips necessários para treinar a IA. Eles culpam a Nvidia, dizendo que a startup chinesa não conseguiria treinar o chatbot DeepSeek R1 se Biden tivesse sido mais ágil em controlar a exportação de chips da empresa.

nvidia em queda
Se restrições ficarem mais rígidas, Nvidia pode ter prejuízo (Imagem: El editorial / Shutterstock.com)

Nvidia pode ser impactada

  • A Nvidia é a maior fornecedora global de chips semicondutores, a tecnologia necessária para fabricação de sistemas de IA e outros eletrônicos;
  • Se o pedido dos republicanos for atendido e as restrições contra a China aumentarem, a empresa pode sofrer prejuízos significativos e perder mercado;
  • A Nvidia argumenta de forma contrária às restrições, afirmando que regras muito rígidas afetariam as vendas e diminuiriam a competitividade global.

Leia mais:

  • Mas já? Rival da China proíbe DeepSeek para servidores públicos
  • DeepSeek falha em teste de segurança: “resultado alarmante”
  • Deep Research: OpenAI lança IA que faz pesquisas avançadas na internet

O que Trump vai fazer?

No poder há cerca de duas semanas, Donald Trump ainda não se manifestou sobre a possibilidade de banir a venda de mais produtos (como os chips) para empresas chinesas. Segundo o TWP, a gestão do atual presidente dos Estados Unidos ainda está divida entre qual abordagem seguir

Howard Lutnick, que encabeça a Secretaria de Comércio, participou de uma audiência na semana passada, mas evitou dar detalhes sobre os controles de exportação para a China. No entanto, ele afirmou que será rigoroso na hora de buscar e reforçar restrições para manter os EUA na liderança.

O post Para republicanos, DeepSeek mostra “fracasso no controle de exportação” de chips dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/03/pro/para-republicanos-deepseek-mostra-fracasso-no-controle-de-exportacao-de-chips-dos-eua/