Uma boa notícia para as famílias brasileiras. O preço do gás natural teve uma redução média de 1% para as distribuidoras em relação ao trimestre anterior. Segundo a Petrobras, os novos valores já entraram em vigor.
Ainda de acordo com a estatal, a diminuição acontece em função das regras de reajustes previstas nos contratos com as distribuidoras. Apesar de favorecer uma queda, a medida não quer dizer que o preço do combustível vai diminuir nos postos.
Queda de 23% no preço do gás natural desde 2022
O anúncio da redução no preço do gás natural foi realizado pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Ela destacou que o valor do produto apresenta uma redução média de 23% desde dezembro de 2022.
“Desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendida às distribuidoras acumula uma redução de até 23%, incluindo os efeitos da redução de 1% em fevereiro de 2025”, afirmou a presidente da empresa.
A estatal destacou ainda que a diminuição não se refere ao preço do gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel. Isso significa que este produto não terá alteração no valor de comercialização.
Leia mais
- Petrobras descobre maior reserva de gás da Colômbia
- Aumento de IAs deve impulsionar demanda por gás natural
- Lei do Combustível do Futuro: entenda o que muda
Consumidores vão sentir alívio no bolso?
- De acordo com a Petrobras, o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo valor de venda pela companhia.
- Neste cálculo, entra também o custo do transporte até a distribuidora, além do portfólio de suprimento de cada distribuidora e suas margens de lucro.
- Outro fator que influencia nos preços são os tributos federais e estaduais.
- No caso do gás natural veicular (GNV), estão incluídos também os custos dos postos de revenda.
- Por isso, não é possível garantir que os postos reduzam o valor de venda do combustível.
O post Petrobras anuncia redução no preço do gás natural apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/03/pro/petrobras-anuncia-reducao-no-preco-do-gas-natural/