A Adobe anunciou novos recursos impulsionados por inteligência artificial (IA) no evento anual Adobe Max nesta segunda-feira (14). As principais novidades são a ferramenta Remoção Automática de Distrações, para Photoshop, e Firefly (IA generativa da empresa) melhorado para criação e expansão de imagens.
Além do Photoshop, a empresa lançou recursos e ajustes para outros aplicativos da Creative Cloud, como Illustrator, InDesign e Premiere Pro. Em essência, o objetivo das novidades é agilizar tarefas até então manuais.
Photoshop ganha Remoção de Distrações e otras cositas más
A Adobe acrescentou a Remoção de Distrações à Ferramenta de Remoção. Até então, o recurso permitia que os usuários removessem objetos de suas imagens ao passar o pincel sobre eles. Já a nova ferramenta identifica automaticamente distrações comuns (fios, cabos, pessoas no fundo) e oferece a remoção com um clique.
Os usuários do Photoshop agora também podem escolher se a Ferramenta de Remoção usa IA generativa (o Firefly, no caso) ou tecnologia de IA não generativa. O programa também oferece uma terceira opção que seleciona automaticamente qual tecnologia usar “com base na imagem e na cena” para produzir os melhores resultados, conforme divulgado pela empresa.
O aprimoramento da Ferramenta de Remoção está disponível para as versões web (acessíveis por navegadores como Chrome, Firefox, Opera) e desktop (para computadores) do Photoshop. Caso o programa não esteja atualizado, vai aparecer uma janela sugerindo que o usuário o atualize para ter acesso à nova ferramenta.
- Outra novidade na versão web do Photoshop: recurso de IA que facilita a edição ao selecionar automaticamente todos os objetos em uma imagem.
Leia mais:
- Adobe tem plano para proteger artistas dos plágios com IA
- Qual a diferença entre o Lightroom e o Photoshop, e para que servem?
- 5 alternativas ao Photoshop para edições rápidas em fotos
Outras novidades
As ferramentas Preenchimento Generativo, Expansão Generativa, Gerar Similar e Gerar Fundo do Photoshop agora estão disponíveis para o público geral. E foram atualizadas com o mais recente modelo Firefly Image 3, lançado em abril na versão beta.
Em comparação à versão anterior, essa atualização melhora a variedade e a qualidade fotorrealista das saídas geradas, além de compreender comando (prompts) complexos melhor, segundo a Adobe.
Em relação ao Illustrator, as novidades são as seguintes:
- “Objetos ao Longo do Caminho”, que permite aos usuários anexar, organizar e mover rapidamente objetos ao longo de qualquer forma de caminho;
- Mockup, para encenar designs em modelo 3D, está amplamente disponível;
- Image Trace, que converte imagens raster (JPEG, PNG, PSD, etc.) em vetores escaláveis, agora cria “saídas vetorizadas mais nítidas, com linhas mais limpas e mais precisas em relação à imagem original”, diz a Adobe.
A ferramenta Expansão Generativa, que foi apareceu primeiro no Photoshop, agora está disponível para o InDesign, permitindo que os usuários estendam imagens para se ajustarem a qualquer layout que precisem.
Por fim, o novo modelo de IA Firefly Video da Adobe introduziu um recurso de Extensão Generativa para o Premiere Pro. No entanto, o modelo está disponível em versão beta. Pelo menos, por ora.
O post Photoshop: Adobe melhora IA para criar, limpar e aumentar imagens apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/14/pro/photoshop-adobe-melhora-ia-para-criar-limpar-e-aumentar-imagens/