
O Pix no WhatsApp e a inteligência artificial integrada aos métodos de pagamento estão mudando a forma como brasileiros encaram as finanças. Além disso, as novas possibilidades colocam o país na vanguarda global no uso de serviços bancários móveis.
Um exemplo disso é a forma como instituições usam IA para facilitar a transferência de dinheiro. Ou como o WhatsApp pode ajudar na hora de pagar contas sem nem abrir o aplicativo do banco.
Pix facilitou inovação em finanças
O Pix foi lançado em 2020 e, desde então, se tornou um dos principais métodos de pagamento no Brasil. Desde o ano passado, também é possível fazer transferências Pix dentro do WhatsApp, algo que prometia facilitar transferências.
Funcionou. Segundo reportagem da Bloomberg, o Brasil se tornou líder no uso de serviços bancários móveis, superando Estados Unidos e Reino Unido no ano passado.
Um dos diferenciais do serviço é que não é necessário abrir o aplicativo do banco, algo que traz praticidade no dia a dia.

Inteligência artificial é um passo além
A inteligência artificial também tem sido importante em modernizar o mundo das finanças por aqui. Recentemente, bancos como PicPay, Itaú e Nubank adotaram IA para facilitar pagamentos.
Um dos exemplos disso é que, agora, é possível fazer transferências a partir de uma única mensagem ou áudio no WhatsApp. O recurso chamado “Pix por áudio ou mensagem” permite que o aplicativo de mensagem transforme trechos de texto, voz ou imagens em transações rápidas. Nesse caso, ao invés de preencher formulários manuais com valor e chave, o cliente só precisa enviar uma frase e o app já atualiza o pagamento de forma quase automática.
Ainda assim, o usuário precisa autorizar a transação. No caso da Nubank, o recurso chegou no WhatsApp no início do mês passado. Veja como usá-lo neste link.
Segundo Guilherme Horn, chefe de mercados estratégicos do WhatsApp, serviços como esse estão movimentando o mercado brasileiro. Ele falou em entrevista a Bloomberg e ainda destacou que o Brasil se consolidou “como um berço de soluções inovadoras usando a IA como tecnologia fundamental e o WhatsApp como sua principal plataforma de negócios”.
E a praticidade também atrai usuários, que encontram nesses novos métodos de pagamento um caminho mais fácil para realizar atividades diárias.

Brasil pode se tornar referência
Para Fábio Licere, sócio-líder de gestão de risco financeiro da KPMG no Brasil, ao site da Bloomberg, o país criou um ambiente favorável à inovação e desenvolvimento. Ele acredita que, conforme os serviços crescem, estamos nos tornando referência para outros países.
Mas tem quem se preocupe. Enquanto algumas instituições financeiras já aderiram aos avanços, outras ainda lutam para se adequar ao novo cenário. Visa, Mastercard e até big techs que operam no Brasil reclamam que o Pix cria um cenário desigual para outras empresas. Inclusive, o método de pagamento se torno alvo do governo de Donald Trump em julho (relembre o caso aqui).
Bancos mais tradicionais, como Banco do Brasil e Bradesco, também estão começando a aderir às possibilidades da IA. O Bradesco começou a expandir o Pix para o WhatsApp em julho e o Banco do Brasil usa inteligência artificial para processar solicitações de Pix a partir de imagens no aplicativo de mensagens desde o mês passado.
Dados Febraban (Associação Brasileira de Bancos) apontam que a exploração da inteligência artificial generativa é uma prioridade para as instituições bancárias.
Leia mais:
- Banco Central muda regras do Pix para evitar fraudes com CPFs
- Pix ganha botão de contestação; saiba como usar
- Como fazer Pix Automático no celular
E a segurança?
- A segurança já foi um assunto debatido, ainda mais em um cenário de golpes em redes sociais – incluindo o WhatsApp;
- No entanto, bancos garantem que o Pix através do app mensageiro é seguro e que passa pela própria autêntica do usuário. Nenhuma transação é feita sem autorização;
- De acordo com a Bloomberg, nenhum banco relatou violações de segurança nesse sentido até agora.
O post Pix no WhatsApp e IA colocam o Brasil em posição de liderança em finanças apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/22/pro/pix-no-whatsapp-e-ia-colocam-o-brasil-em-posicao-de-lideranca-em-financas/