4 de julho de 2025
Planeta é destruído por explosões que ele mesmo provoca na
Compartilhe:

Astrônomos encontraram um mundo fora do Sistema Solar que está ajudando a causar a própria destruição. Denominado HIP 67522 b, ele orbita sua estrela tão de perto que provoca explosões violentas na superfície dela. Essas explosões acabam atingindo o próprio exoplaneta com radiação intensa, fazendo com que ele perca parte da sua massa.

HIP 67522 b é um gigante gasoso, parecido com Júpiter em tamanho, mas com uma densidade muito menor – o que lhe confere o apelido de “mundo algodão-doce”. Sua órbita é tão próxima da estrela-mãe que um ano por lá dura apenas uma semana terrestre. 

A estrela tem 17 milhões de anos, e por mais que isso pareça muito, ela é considerada bem jovem. Para efeito de comparação, o Sol ultrapassa 4,6 bilhões. Essa juventude significa que ela ainda está cheia de energia e instabilidade. 

O exoplaneta HIP 67522 b provoca erupções na estrela hospedeira. Crédito: Danielle Futselaar via ESA

Fenômeno é comprovado pela primeira vez em mais de 30 anos

Desde os anos 1990, os astrônomos se perguntam se planetas poderiam influenciar o comportamento de suas estrelas. Depois de mais de cinco mil exoplanetas descobertos, esta é a primeira vez que surge uma evidência clara de que isso pode acontecer.

Relatada em um artigo publicado na revista Nature nesta quarta-feira (2), a descoberta foi liderada pela pesquisadora Ekaterina Ilin, do Instituto Holandês de Radioastronomia (ASTRON). A equipe usou o Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS), da NASA, que monitora estrelas em busca de planetas e explosões estelares. Foi assim que perceberam um comportamento estranho na estrela HIP 67522.

Para confirmar a relação entre o planeta e as explosões, os pesquisadores complementaram as observações usando o Satélite de Caracterização de Exoplanetas (Cheops), da Agência Espacial Europeia (ESA). “Com o Cheops, vimos mais explosões, elevando o total para 15, quase todas vindo em nossa direção enquanto o planeta transitava em frente à estrela, visto da Terra”, disse Ilin em um comunicado.

Satélite de Caracterização de Exoplanetas (Cheops), da Agência Espacial Europeia (ESA). Crédito: ESA/ATG medialab

A equipe notou que as explosões eram mais frequentes justamente nos momentos em que o HIP 67522 b passava em frente à estrela.

Leia mais:

  • Planeta “fora da caixinha” é descoberto pela união de cientistas profissionais e amadores
  • Planeta gigante orbita estrela minúscula a uma distância que a ciência não explica
  • Parece que o planeta com possibilidade de vida foi uma ilusão

Planeta aciona gatilho para disparo de energia da estrela

A explicação encontrada é que, ao girar tão próximo da estrela, o planeta influencia o campo magnético dela. Essa interação cria ondas de energia que percorrem as linhas do campo magnético até a superfície estelar. Quando chegam lá, essas ondas disparam explosões muito mais fortes do que as próprias ondas poderiam causar.

As explosões provocadas pelo planeta na estrela HIP 67522 são iguais às erupções ocorridas no Sol, como a desta imagem. Créditos: JHelioviewer/SDO/NASA

Segundo Ilin, o planeta funciona como um “gatilho”, liberando uma energia que já estava acumulada na estrela. O problema é que as explosões resultantes são extremamente perigosas para o próprio planeta. HIP 67522 b recebe até seis vezes mais radiação do que o esperado para a distância entre os dois astros.

Com essa exposição constante, o planeta está perdendo suas camadas externas e diminuindo. Os cientistas calculam que, dentro de 100 milhões de anos, ele pode encolher de um corpo do tamanho de Júpiter para algo parecido com Netuno.

Agora, a equipe pretende observar o sistema em diferentes comprimentos de onda, como ultravioleta e raios X, para entender melhor o tipo de energia envolvida nas explosões. Eles também querem buscar outros casos parecidos para estudar o fenômeno de forma mais ampla. 

O post Planeta é destruído por explosões que ele mesmo provoca na estrela-mãe apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/02/ciencia-e-espaco/planeta-e-destruido-por-explosoes-que-ele-mesmo-provoca-na-estrela-mae/