29 de setembro de 2024
Compartilhe:

A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso cotidiano e se depender do departamento de polícia de Somerset, no Reino Unido, a IA vai ser capaz de desvendar crimes.

De acordo com a Sky News, a IA usada pela polícia é capaz de fazer 80 anos de trabalho investigativo em apenas 30 horas. A ferramenta está analisando possíveis pistas de casos antigos e não resolvidos na tentativa de buscar detalhes que não foram vistos pelos humanos.

Para isso, os agentes contam com a Soze, ferramenta australiana que pode analisar dados bancários, redes sociais, vídeos, documentos e basicamente todo o resto de forma simultânea. 

Leia mais! 

  • 2024 será o ano da inteligência artificial
  • Conheça cinco tendências de tecnologia para 2024
  • 5 IAs gratuitas com voz de famosos e personagens

“Detetive virtual”: IA pode solucionar crimes do passado

Um dos usos pensados pela equipe para atuar com a IA é na solução de mistérios não resolvidos do passado. “Eu poderia imaginar que esse tipo de coisa seria realmente útil para revisões de casos arquivados”, disse Gavin Stephens, presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia, em entrevista coletiva.

Você pode ter uma revisão de caso arquivado que parece impossível devido à quantidade de material ali e alimentá-lo em um sistema como este que pode simplesmente ingeri-lo e, então, fornecer uma avaliação dele. Posso ver que isso é muito, muito útil

Gavin Stephens, presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia

Os testes ocorrem no momento em que diversos departamentos de polícia no Reino Unido alegam estarem sobrecarregados de trabalho e com a equipe humana “no limite”. Com isso, detetives reais podem não ter tempo de voltarem em casos do passado (o que não é um problema para a IA).

Fita amarela de investigação policial esticada em cena do crime (Imagem: Kat Wilcox/Pexels)

Stephens completou dizendo que a Soze é apenas uma de dezenas de ferramentas de IA que podem ser usada pela polícia britânica em breve.

“Se todos esses exemplos fossem adotados em toda a Inglaterra e no País de Gales e tivessem ganhos semelhantes aos das forças que os utilizam, teríamos algo em torno de 15 milhões de horas de produtividade de volta para gastar em coisas como investigações ou resposta a emergências”, disse.

O chefe de polícia, entretanto, lembrou que as ferramentas precisam ser implementadas na medida em que o público se sentir confortável com isso e que a automação não substitui o trabalho de detetives reais, além do fato de que tudo o que for encontrado pela IA será verificado por humanos. “Isso não significa transferir nossas responsabilidades para a tecnologia, mas sim o que a tecnologia está nos ajudando a fazer melhor”, finalizou.

O post Polícia usa IA para desvendar crimes no Reino Unido  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/29/pro/policia-usa-ia-para-desvendar-crimes-no-reino-unido/