Pompeia (Itália) ainda tem muitos segredos guardados. A cidade, dizimada pelo Vesúvio e conhecida por suas “estátuas humanas”, revelou mais uma novidade interessante.
Desta vez, os arqueólogos acharam uma casa pequena com vários afrescos muito bem-elaborados. O detalhe é que alguns deles são eróticos! Essa descoberta traz, para nós, mais informações sobre o estilo romano em suas residências naquela época.
Como é a casa de Pompeia decorada com (alguns) afrescos eróticos
- Conforme comunicado do Parque Arqueológico de Pompeia, emitido nesta quinta-feira (30), a pequena casa localiza-se no distrito central de Pompeia;
- Ela é menor que as residências costumeiramente encontradas na região e não possui átrio (espécie de pátio aberto), algo típico da arquitetura romana;
- Os arqueólogos acreditam que essa mudança (ao menos nesta casa em particular) se deu por tendências de transformação da sociedade romana (particularmente pompeiana) já no século I d.C.;
- A casinha, em ótimo estado de conservação, deve “agradecer” às várias camadas de cinzas e pedra-pomes, que preservaram Pompeia desde seu trágico fim até os dias atuais;
- Falando dos afrescos encontrados, a maioria das cenas retratadas são da mitologia, enquanto outros possuem motivos de plantas e animais.
Em uma pintura em particular, pintada em uma parede azul, vemos uma cena retratando relação sexual entre um sátiro e uma ninfa. Outra traz Hipólito, filho do mítico rei grego Teseu, e sua madrasta, Fedra, que se apaixonou pelo enteado e, depois, se matou, pois ele a rejeitou.
Outro afresco, supostamente, retrata o Julgamento de Páris (que trata das origens da Guerra de Troia), mas não é certeza, pois foi danificado após outras escavações, enquanto outra imagem mostra a deusa do amor Vênus e seu amante mortal Adônis.
Leia mais:
- Como deletar sua conta do X/Twitter permanentemente
- IA no WhatsApp: 4 dicas para usar melhor a Meta AI
- Imagens achadas em Pompeia revelam segredos íntimos dos romanos
Em outro local da edificação, também foram encontradas as últimas oferendas rituais de seus moradores antes da erupção. Elas estavam no santuário doméstico, chamado de larário.
Segundo Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque, em comunicado, “temos arqueólogos, restauradores, arqueobotânicos aqui para entender, exatamente, como o último ritual de sacrifício foi realizado antes da erupção. Ainda existem os restos queimados deste ritual, há a faca que foi usada.”
O diretor disse ainda que a escavação da pequena casa “acontece sob os olhos do público”, que pode visitar o local em passarelas suspensas sobre a residência e ver a descoberta acontecer ao vivo, pois podem companhar os arqueólogos trabalhando.
Pinturas nesse estilo, ou seja, elaborados e com conteúdo erótico, já foram descobertos na histórica cidade romana. Em janeiro do ano passado, uma casa cheia de afrescos eróticos passou a ser aberta ao público 20 anos após ter permanecido fechada. Em 2018, um afresco retratando cena erótica do mito “Leda e o Cisne” foi encontrado.
O post Pompeia tem casa com afrescos eróticos bem-elaborados apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/30/ciencia-e-espaco/pompeia-tem-casa-com-afrescos-eroticos-bem-elaborados/