25 de fevereiro de 2025
Por que chove lava ou metal em alguns exoplanetas quentes?
Compartilhe:

Na Terra, só conhecemos a chuva em forma de água, gelo ou até mesmo flocos de neve. No entanto, há exoplanetas – ou seja, planetas que estão fora do nosso sistema solar e orbitam em torno de uma estrela – nos quais isso é totalmente diferente. Alguns deles, inclusive, possuem chuva de lava ou metal. 

Quer saber por que ocorre esse tipo de precipitação? A seguir, confira quais são os locais no Universo nos quais acontece a chuva de lava ou metal e qual é o motivo para esse fenômeno. 

Por que chove lava nos exoplanetas 55 Cancri e WASP-43 b?

O exoplaneta 55 Cancri orbita uma estrela que fica somente a 40 anos-luz de distância, na constelação de Câncer. Ele foi descoberto por astrofísicos em 2004. Como está a apenas 2,4 milhões de quilômetros de distância da sua estrela, semelhante ao Sol, o clima por lá é extremo, podendo atingir temperaturas de aproximadamente 1.540 graus.

Leia mais:

  • O planeta onde chove joias de nuvens de metal
  • Júpiter pode ter ajudado a formar a Lua da Terra durante “grande instabilidade” do Sistema Solar
  • Júpiter tem algo muito parecido com a Terra

Cientistas acreditam que este exoplaneta pode estar girando em torno do próprio eixo em ciclos lentos entre o dia e a noite. Sendo assim, a superfície aqueceria, derretendo e vaporizando. Então, com a chegada da noite, esse vapor esfriaria, condensando-se e formando uma chuva de lava. No entanto, ao chegar ao solo, as gotas da chuva voltariam a ficar sólidas. 

Descoberto em 2011, WASP-43 B é um gigante gasoso que orbita uma estrela tipo K na constelação Sextrans. Localizado a 283 anos-luz da Terra, ele foi apelidado de “Júpiter quente”, por ter o tamanho parecido com o de Júpiter.

Por meio do telescópio espacial James Webb, astrônomos descobriram que este exoplaneta está a 2,1 milhões de quilômetros da estrela WASP-43. Por isso, ele completa a órbita em 19 horas terrestres, o que gera ventos de 9.000 km/h. 

Tudo isso gera um clima extremo, pois o exoplaneta tem um de seus lados sempre apontado para a estrela, tendo uma temperatura de 1.250 °C. Já o outro lado é noite o tempo inteiro e a temperatura é reduzida em pouco mais da metade, sendo de 600 °C.

Por conta dos ventos e hiperfuracões, que levam material vaporizado, como rocha derretida, do lado diurno para o noturno, os elementos esfriam e condensam em gotículas líquidas. Isso faz com que se formem nuvens de rocha derretida e ocorra a chuva de lava.

Por que chove metal nos planetas WASP 76b e LTT 9779b?

Imagem: Baneshaheen – Deviant Art

Localizada a 640 anos-luz da Terra, o exoplaneta WASP 76b fica muito próximo de sua estrela. Por conta disso, sua temperatura pode ultrapassar os 2.400 °C. Além disso, pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, descobriram que lá ocorre uma chuva de metal, que acontece por conta da rotação do Wasp, a qual é sincronizada com sua rota em torno da estrela. Dessa forma, apenas um lado fica virado para ela. 

Assim, apenas uma das metades do exoplaneta não recebe luz (calor), reduzindo a temperatura em 1.000 °C. Com essa grande diferença, ocorre uma corrente de vento de até 18.000 quilômetros por hora. Então, quando as nuvens de moléculas de ferro, vaporizadas pelo calor, chegam na parte mais fria, elas se condensam e acontece a chuva de metal. 

Já o LTT 9779b é um planeta que possui a temperatura de 2.000 °C, ocasionando uma chuva de metal líquido. De acordo com os cientistas, as nuvens deste exoplaneta se formam de maneira semelhante ao vapor que aparece no banheiro após um banho quente. Assim como o vapor no banheiro, o calor forte no planeta faz com que apareça nuvem de metal.

O post Por que chove lava ou metal em alguns exoplanetas quentes? A ciência explica apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/25/ciencia-e-espaco/por-que-chove-lava-ou-metal-em-alguns-exoplanetas-quentes-a-ciencia-explica/