23 de setembro de 2025
Por que não conseguimos sentir a Terra se movendo?
Compartilhe:

A Terra está se movendo constantemente. O nosso planeta gira em torno do seu eixo a uma velocidade de cerca de 1.670 km/h, completando uma rotação a cada 24 horas. Além disso, está viajando ao redor do Sol a aproximadamente 107 mil km/h.

Essas velocidades são muito superiores a qualquer veículo em que você já tenha andado. Mas então por que não sentimos essa movimentação? Nilakshi Veerabathina, professora da Universidade do Texas em Arlington, responde a esta pergunta em artigo publicado no The Conversation.

Terra gira em torno do próprio eixo (Imagem: joshimerbin/Shutterstock)

Planeta se movimenta de forma constante

  • A especialista explica que quando algo acelera, desacelera ou gira rapidamente, o nosso corpo rapidamente percebe.
  • Já no caso da Terra, o movimento é estável.
  • O nosso planeta tem girado em seu eixo e orbitado o Sol quase nas mesmas velocidades por bilhões de anos, sem solavancos ou paradas repentinas.
  • E mesmo as mudanças que acontecem são tão suaves e graduais que não conseguimos sentir.
  • Em outras palavras, nós apenas perceberíamos algo caso a Terra acelerasse, desacelerasse ou mudasse de direção de repente, o que não acontece.

Leia mais

  • E se a Terra girasse ao contrário? Descubra como seria a vida no planeta
  • Combinação fatal entre o Sol e a Terra pode ameaçar o planeta
  • Quanto pesa o planeta Terra?
As Estações na Terra – Ilustração mostrando a posição da Terra em relação ao Sol nos equinócios e solstícios
Planeta completa uma volta ao redor do Sol no período de um ano (Imagem: Sakurra/Shutterstock)

Falta de um ponto de referência

Ao mesmo tempo, a professora destaca que nós somos muito pequenos em comparação com o tamanho do planeta. Dessa forma, qualquer movimento da Terra parece muito lento e suave para nossos corpos, evitando que sintamos alguma movimentação.

Outra explicação é que não há pontos de referência. Quando estamos na estrada, por exemplo, é possível ver árvores, placas ou outros objetos “passando”, o que faz com que o nosso cérebro identifique que estamos em movimento. Já na Terra, tudo está girando na mesma velocidade, enquanto aquilo que de fato está em movimento, como as estrelas, está tão distante que parecem completamente imóvel.

Qualquer movimento da Terra é muito lento e suave para nossos corpos (Imagem: Cinefootage Visuals/Shutterstock)

Ao ver a Terra girando e orbitando, satélites e telescópios espaciais confirmaram o que os astrônomos deduziram há muito tempo. Podemos não sentir isso e não podemos ver nenhum ponto de referência óbvio passando, mas as pistas estão por toda parte. A Terra está em movimento. E não é apenas a Terra – o próprio Sol gira e se move em torno do centro de nossa galáxia, a Via Láctea, a centenas de milhares de quilômetros por hora. Nada no universo está realmente parado. Tudo está em movimento, desde planetas e estrelas até as próprias galáxias.

Nilakshi Veerabathina, professora da Universidade do Texas em Arlington

O post Por que não conseguimos sentir a Terra se movendo? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/23/ciencia-e-espaco/por-que-nao-conseguimos-sentir-a-terra-se-movendo/