24 de novembro de 2024
Imagens do espaço mostram tamanho colossal do furacão Milton
Compartilhe:

O furacão Milton está ganhando força rapidamente nos Estados Unidos e deve atingir a costa da Flórida na madrugada desta quinta-feira (10). O fenômeno atingiu a categoria 5 em poucas horas, fazendo a atual temporada de furacões com potencial para ser a pior da história. Mas o que está causando isso?

Apenas esse ano, essa já é a terceira tempestade de intensidade 5 a atingir o Atlântico Norte, depois do Helene e do Berry, mas o que vem impressionando os meteorologistas no mundo todo é a velocidade do Milton. 

O furacão passou por uma “intensificação rápida” que ocorre quando uma tempestade do tipo tem sua velocidade aumentada em pelo menos 56 km/h em um período de 24 horas. Mesmo que ele tenha caído para a categoria 4 poucas horas depois, isso não significa que o perigo do Milton deixou de ser extremamente perigoso.

Furacão Milton visto da Estação Espacial Internacional (Imagem: ISS)

O que fez o furacão Milton ficar tão perigoso?

De acordo com o The Guardian, um fator determinante para a intensificação de um furacão é a relação entre o calor do oceano e da atmosfera. Ar e água mais quentes fornecem mais energia para uma tempestade, dessa forma ela gira mais rápido e carrega mais umidade, levando chuvas torrenciais.

Nos últimos meses, o Golfo do México vem atingindo temperaturas recordes. O Milton tem um núcleo muito mais quente que o normal para essa época do ano, então o excesso de calor está deixando ele mais potente.

Leia mais:

  • Imagens do espaço mostram tamanho colossal do furacão Milton
  • É possível um furacão se formar no Brasil?
  • Qual a diferença entre tornado, ciclone e furacão?

Entre os motivos apontados como causadores desse aumento de temperatura está o aquecimento global. Estudo recentes indicam que as tempestades tropicais no Atlântico podem se tornar mais intensas no futuro quando comparadas a períodos anteriores.

“Estamos testemunhando um período genuinamente extraordinário e regionalmente bastante mortal e destrutivo para clima extremo nos Estados Unidos”, disse Daniel Swain, um cientista climático da UCLA, ao The Guardian.

Avenida inundada com carros passando enquanto furacão se forma no horizonte
(Imagem: Lucian Coman/Shutterstock)

O que o furacão deve causar?

A tempestade pode causar inundações. A previsão é de até 38 centímetros de chuva em algumas localidades (normalmente a quantidade de chuva prevista é medida na casa de milímetros);

Os meteorologistas também esperam ressaca de 2,4 a 3,6 metros na Baía de Tampa, quase o dobro dos níveis alcançados durante o furacão Helene.

O post Por que o furacão Milton é o mais perigoso dos últimos 100 anos na Flórida? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/09/ciencia-e-espaco/por-que-o-furacao-milton-e-o-mais-perigoso-dos-ultimos-100-anos-na-florida/