Nos últimos anos, os projetores ganharam bastante popularidade entre os consumidores. Isso porque muitas pessoas estão preferindo investir neles em vez de uma televisão, por exemplo, para assistir filmes e séries ou até mesmo jogar videogames.
À medida que mais modelos chegam ao mercado, esses consumidores têm uma variedade de opções para escolher. Desde projetores mini e portáteis, passando por aqueles que podem ser fixados no teto, até os pesados projetores a laser.
Leia também:
- Como escolher um projetor: guia e dicas
- 5 projetores a partir de R$ 700 que podem substituir sua TV
- Quais são os celulares com projetor?
Por que os projetores a laser são tão pesados?
Com o aumento do interesse, as empresas estão cada vez mais empenhadas em criar projetores que ofereçam melhor qualidade de imagem, usando várias tecnologias em conjunto para atingir esse objetivo.
Em resumo, um projetor a laser funciona da seguinte forma: um laser azul ou três lasers individuais nas cores primárias são emitidos a partir do dispositivo. Então, esse laser passa por um conjunto de espelhos, depois passa por um ou mais prismas para finalmente ser direcionado através da lente de projeção. Todo esse processo ocorre repetidamente milhares de vezes – e muito rápido.
A tecnologia laser permite que a luz seja usada com mais eficiência e não se perca, em comparação a tecnologias como projetores com lâmpada, assim, proporcionando maior brilho e imagens mais detalhadas.
De onde vem o peso de projetores a laser?
Em média, projetores a laser pesam de 3 a 6 quilos, fazendo deles um dispositivo menos portátil. Mas ele se redime pois, quando se trata de projetar imagens detalhadas com nitidez, alto contraste e cores realistas, os projetores a laser são a melhor opção, pois são os que possuem a tecnologia mais avançada do mundo.
Assim, o fator que destaca sua qualidade de imagem também é aquele que agrega mais peso. Enquanto outros projetores usam uma lâmpada para produzir luz, como mencionado, projetores a laser usam luz vinda de lasers.
A principal vantagem dessa tecnologia a laser é que ela consome menos energia do que um projetor com lâmpada. Entretanto, essa energia gera bastante calor nos projetores a laser, o que pode acarretar em danos ao produto – então ele precisa de bastante resfriamento.
Ou seja, o principal fator que contribui para o peso de um projetor a laser geralmente é o dissipador de calor, que pode ocupar metade do aparelho dependendo do modelo
Claro, muitos outros componentes contribuem para o peso de um projetor a laser. Por exemplo, alguns sistemas de iluminação são maiores e mais pesados que outros, e uma fonte de energia também pode contribuir para o peso total.
O post Por que os projetores a laser são tão pesados? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/08/reviews/por-que-os-projetores-a-laser-sao-tao-pesados/