6 de novembro de 2025
Por que voar contra a rotação da Terra não encurta
Compartilhe:

Um velho mito voltou a ganhar força nas redes sociais recentemente: se a Terra gira de oeste para leste, por que um avião que viaja no sentido contrário não chega mais rápido ao destino?

O argumento, usado por pessoas que negam a rotação terrestre, afirma que a Terra gira a mais de 2.000 km/h “sob o avião”, o que tornaria as viagens de leste para oeste mais curtas.

Para esclarecer tudo, o IFLScience explica como essa ideia ignora conceitos básicos de física.

Um dos mitos mais persistentes da internet é desmentido apenas com regras básicas de física – Imagem: muratart/Shutterstock

A inércia não deve ser ignorada

  • Quando você está na superfície do planeta – seja parado, pulando ou dentro de um avião –, você já está se movendo junto com a Terra.
  • Isso acontece por causa da inércia, a tendência de um corpo em movimento continuar se movendo na mesma velocidade e direção, a menos que uma força externa aja sobre ele.
  • É por isso que, ao pular no ar, você aterrissa exatamente onde começou, e não alguns quilômetros a oeste. O mesmo vale para aviões: eles precisam usar energia para se deslocar, mesmo em um planeta girando.

Leia mais

  • Avião supera ônibus como 2º meio mais utilizado em viagens no Brasil
  • De “elefante branco” a potência: Galeão é o aeroporto que mais cresce no Brasil
  • Boeing adia lançamento do modelo 777X para 2027
Silhueta da traseira de um avião sobrevoando o oceano durante com céu alaranjado ao fundo
Aviões, pessoas e até o ar se movem junto com o planeta (Imagem: muratart/Shutterstock)

O papel da atmosfera e das correntes de jato

Outro engano comum é acreditar que a atmosfera fica parada enquanto a Terra gira. Na realidade, ela se move junto com o planeta, arrastada pelo atrito. Se fosse estática, ventos constantes de milhares de quilômetros por hora tornariam a vida impossível.

Ainda assim, a rotação da Terra afeta indiretamente o tempo de voo por meio das chamadas correntes de jato – fluxos de ar rápidos e de alta altitude.

Como explica a NASA, esses ventos são influenciados pela rotação e pela diferença de aquecimento entre o equador e os polos. Por isso, voar rumo ao leste costuma ser ligeiramente mais rápido do que voar para oeste.

Em resumo: a Terra realmente gira, e nós giramos com ela. O tempo de voo depende de ventos e rotas, não de esperar o planeta “passar por baixo”.

A rotação da Terra não acelera seu voo, já que os aviões giram junto com o planeta – Imagem: Chaykovsky Igor/Shutterstock

O post Por que voar contra a rotação da Terra não encurta o tempo de voo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/06/ciencia-e-espaco/por-que-voar-contra-a-rotacao-da-terra-nao-encurta-o-tempo-de-voo/