
A Suprema Corte da Coreia do Sul confirmou a absolvição do presidente executivo da Samsung Electronics, Lee Joe-yong, nesta quinta-feira (17). Ele tinha sido acusado de fraude contábil e manipulações de ações para facilitar a fusão de duas afiliadas da Samsung em 2015.
A fusão, de US$ 8 bilhões (aproximadamente R$ 44,5 bilhões na cotação atual), era entre a Cheil Industries e a Samsung C&T. A primeira era uma empresa têxtil, enquanto a segunda era a companhia responsável pela construção.
Promotores sul-coreanos alegaram que Joe-yong pretendia fortalecer o seu controle sobre a Samsung. As informações são da agência de notícias Reuters.
Corte concluiu que não havia provas suficientes para sustentar acusações contra presidente da Samsung
A absolvição do presidente da Samsung tinha sido decidida por um tribunal distrital de Seul. No fim, a Suprema Corte concluiu que não havia provas suficientes para sustentar as acusações. Isso encerrou um processo que se arrastava desde 2020.
O caso começou com a acusação de que a Samsung Biologics, afiliada da Cheil, teria inflado o valor de suas ações para facilitar a fusão com ela. Contudo, o tribunal entendeu que as ações da empresa refletiam práticas típicas do mercado.
- Jae-yong sempre negou qualquer intenção de enganar investidores, alegando que nunca buscou ganho pessoal com as decisões tomadas.
Com a decisão, o executivo fica livre para liderar a Samsung na corrida global por chips avançados de inteligência artificial (IA). A conclusão do caso é positiva para a empresa porque “elimina uma camada de incerteza jurídica”, disse Ryu Young-ho, analista da NH Investment & Securities, à Reuters.
Ainda não está claro o grau de envolvimento direto de Joe-yong nas decisões da companhia. Mas o especialistas acredita que uma participação mais ativa do executivo pode “permitir que a administração se concentre mais em iniciativas de longo prazo do que em resultados de curto prazo”. A ver.
Leia mais:
- Samsung anuncia One UI 8 com Android 16; veja se ele chegará para você
- Celulares da linha Galaxy S da Samsung que ainda valem a pena comprar em 2025
- O que é o Samsung DeX? Veja para que serve o recurso e como ativar no celular
Dobrável trifold da Samsung deve ser lançado até o fim do ano
Apesar da ausência de qualquer menção oficial durante o mais recente evento Galaxy Unpacked, a Samsung confirmou que pretende lançar um smartphone trifold ainda em 2025. O modelo foi mencionado por executivos da empresa após a apresentação dos novos Z Fold 7, Z Flip 7 e da linha Watch 8.

A declaração partiu de TM Roh, chefe da divisão de dispositivos da Samsung, que afirmou ao jornal The Korea Times que o produto está em fase final de desenvolvimento. “Espero que possamos lançar o trifold ainda neste ano”, disse. Embora rumores apontem que o aparelho possa se chamar Galaxy G Fold, Roh destacou que o nome oficial ainda não foi definido.
Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
O post Presidente da Samsung é absolvido em julgamento sobre fraude apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/17/pro/presidente-da-samsung-eh-absolvido-em-julgamento-sobre-fraude/