O fim de semana deve ter chuva no Sudeste e no Centro-Oeste, com o calor voltando aos poucos em áreas do interior. O cenário é influenciado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), pela passagem de uma frente fria e pelo transporte de umidade do oceano, que deixa o tempo instável.
Em outras regiões, o tempo tende a ficar mais típico de verão, com calor, pancadas de chuva isoladas e sensação de abafamento, principalmente no Norte e em partes do Nordeste. No Sul, a previsão é de tempo mais aberto e aumento de temperaturas.
Fim de semana deve ter contraste de chuva com calor em partes do Brasil
Segundo o G1, país deve ter um fim de semana com contrastes: chuva em algumas regiões e avanço do calor em outras.
Sul
O fim de semana deve ter predomínio de sol no interior, com aumento de temperaturas e tardes quentes. No litoral, podem ocorrer períodos de mais nuvens e chuva fraca, sem grandes volumes. As noites tendem a ficar abafadas com o aumento do calor.
Sudeste
A previsão é de chuva frequente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com possibilidade de volumes elevados e transtornos. As temperaturas ficam abaixo do padrão para janeiro, o que mantém a sensação de tempo fechado. Em São Paulo, o dia deve ter sol entre nuvens, chuva passageira e máxima perto de 24 °C. No sábado (24) e no domingo (25), o calor aumenta gradualmente, com pancadas isoladas à tarde.
Centro-Oeste
Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso seguem com pancadas de chuva frequentes, algumas fortes, entre esta sexta-feira (23) e domingo. O sul de Mato Grosso do Sul deve ter tempo firme, sol e calor, com baixa umidade nas horas mais quentes. Em Brasília, a chuva aparece a partir do fim da manhã, com temperaturas entre 18 °C e 26 °C ao longo do fim de semana.
Nordeste
A chuva deve ficar mais concentrada no norte e no oeste da região, como Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia. Nessas áreas, pancadas podem ser fortes. No restante da região, o fim de semana tende a ser de tempo firme, sol intenso e calor, com baixa umidade no interior e vento mais forte no litoral.
Norte
O padrão segue típico do período, com chuva frequente, calor e sensação de abafamento. Há risco de temporais localizados em estados como Amazonas, Acre, Rondônia e Pará. No Amapá, a chuva pode ganhar força em vários momentos do dia.
O post Previsão do tempo: deve chover e esquentar em partes do Brasil no fim de semana apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/23/ciencia-e-espaco/previsao-do-tempo-deve-chover-e-esquentar-em-partes-do-brasil-no-fim-de-semana/
