A chegada dos mísseis hipersônicos, ou seja, aqueles capazes de voar a velocidades acima de Mach 5 (6.173 km/h), mudou como os militares encaram o futuro da guerra. Isso porque, por conta da velocidade, eles são praticamente imparáveis usando os meios atuais de defesa.
Como sempre aconteceu na história da humanidade, qualquer nova arma acaba gerando algo capaz de combatê-la. No caso de mísseis hipersônicos não diferente. Os Estados Unidos estão apostando as fichas em uma nova arma chamada Glide Phase Interceptor, ou simplesmente GPI.
O que foi revelado sobre a arma antimísseis hipersônicos
- O programa de desenvolvimento do GPI começou 2021, quando a Agência de Defesa de Mísseis dos EUA (MDA) anunciou que precisava de tal arma;
- Várias empresas foram escolhidas na época para tentar realizar a tarefa. Três anos após o início do programa, as autoridades decidiram que a Northrop Grumman faria o interceptador — cujo design provou ser “capaz de derrotar ameaças hipersônicas existentes e emergentes”;
- A arma agora passará para um novo estágio de refino de design antes da última etapa desse processo, que serão testes reais;
- Por razões óbvias, poucos detalhes sobre a arma são conhecidos.
Segundo a Northrop Grumman, o interceptador “se integra perfeitamente ao ecossistema de defesa de mísseis da Agência de Defesa americana para fornecer “defesa confiável contra ameaças de mísseis hipersônicos”.
Como a arma será disparada?
O míssil será disparado pela Marinha dos EUA em terra e a partir de sistemas Aegis montados em destróieres (os Contratorpedeiros na Marinha do Brasil), um tipo de navio de guerra veloz usado para escoltar embarcações maiores.
O Aegis é um dos sistemas de combate integrados mais potentes do mundo e, atualmente, é considerado a espinha dorsal da defesa naval para a Marinha americana e alguns aliados.
Voltando ao interceptador, ele virá equipado com uma série de sistemas que permitirão localizar e rastrear seus alvos antes de destruí-los, incluindo um buscador e um modo de engajamento duplo. Esta última capacidade permite que ele atinja alvos em diferentes altitudes.
Leia mais
- Veja momento em que EUA lançam míssil balístico sobre o Pacífico
- Países da OTAN anunciam parceria para produzir mísseis de longo alcance
- Conheça o enorme caminhão soviético criado para transportar um míssil de 100 toneladas
Ainda não foi revelado quando será a chegada da “primeira medida defensiva” contra ameaças de mísseis hipersônicos. No entanto, dada a rapidez com que as coisas se movem no campo militar, é provável que a arma esteja operando em breve.
O post Primeira arma que intercepta mísseis hipersônicos será disparada pelos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/28/ciencia-e-espaco/primeira-arma-que-intercepta-misseis-hipersonicos-sera-disparada-pelos-eua/