A paciente Lisa Pisano, 54 anos, enfrentava insuficiência cardíaca e doença renal em estágio terminal, e tinha poucas semanas de vida pela frente. As chances de receber um transplante eram quase impossíveis, já que seu corpo poderia rejeitar o órgão e a possibilidade de sobrevivência era baixa.
Porém, com procedimento revolucionário no início deste mês, Pisano ganhou nova chance. Na verdade, foram dois procedimentos: a paciente recebeu um coração mecânico e um rim de porco em questão de poucos dias.
Leia mais:
- Por que você não deve usar celular no banheiro?
- O que são e como funcionam as armadilhas para mosquito-da-dengue?
- Histórico! Rim de porco funciona por dois meses em corpo humano
Solução revolucionária na medicina
A cirurgia aconteceu no hospital NYU Langone Health, em Nova York. Como explicado em nota da instituição, Pisano não era elegível para transplante de coração e rim, já que, além de ter número baixo de órgãos disponíveis para serem transplantados, as chances de rejeição eram altas.
Os médicos, então, propuseram a alternativa e a paciente aceitou. Os transplantes foram feitos em duas etapas:
- Primeiro, em 4 de abril, eles implantaram o coração mecânico. Sem ele, a expectativa de vida da paciente cairia para dias;
- O dispositivo é chamado de assistência ventricular esquerda (LVAD, na sigla em inglês) e é normalmente usado em pacientes elegíveis para transplante no aguardo de órgão compatível;
- Oito dias depois, em 12 de abril, foi a vez do segundo procedimento, um xenotransplante (transplante de órgão de espécie animal diferente do receptor).
Como foi o transplante de rim de porco
A nota do hospital explicou que Pisano tinha altos níveis de anticorpos nocivos para tecidos humanos, o que dificultaria um transplante comum. Mas ela não tinha anticorpos para órgãos de porcos geneticamente modificados.
Havia um rim de porco experimental geneticamente modificado disponível e compatível com a paciente. Além disso, ela também recebeu uma glândula timo de porco, que ajuda a evitar a rejeição. Os dois procedimentos foram considerados em conjunto.
Veja o vídeo divulgado pelo hospital sobre o caso:
O que isso significa
O transplante de rim de porco foi um sucesso e é apenas o segundo no mundo. O primeiro foi reportado pelo Olhar Digital neste link.
Segundo o Dr. Robert Montgomery, líder da segunda cirurgia, o procedimento ajuda a entender mais sobre os xenotransplantes e a tê-los como uma alternativa viável para salvar vidas.
Uma vez que estes porcos podem ser criados e não requerem clonagem como edições genéticas mais complexas, esta é uma solução sustentável e escalonável para a escassez de órgãos. Se quisermos começar a salvar mais vidas rapidamente, usar menos modificações e medicamentos será a resposta.
Dr. Robert Montgomery
O post Primeira paciente recebe coração mecânico e rim de porco ao mesmo tempo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/25/medicina-e-saude/primeira-paciente-recebe-coracao-mecanico-e-rim-de-porco-ao-mesmo-tempo/