12 de fevereiro de 2025
Quais problemas uma enchente pode trazer para o seu carro
Compartilhe:

Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo sofrem constantemente com desastres climáticos trazidos pelas fortes chuvas, o que ocasiona alagamentos, enchentes e graves impactos no setor automobilístico.

Por causa disso, vários veículos são danificados, resultando em altos custos de manutenção e perdas irreparáveis para muitos proprietários. A fim de prevenir que você resolva enfrentar uma enchente, o Olhar Digital especificou quais problemas esse aglomerado de água pode trazer para o seu carro ou moto. Veja a seguir o que revisar.

10 problemas que enchentes trazem para veículos

Motor danificado

Partes como bielas, válvulas, virabrequim e bronzinas podem ser danificadas pelas enchentes. Evite ligar o motor, pois o nível elevado de água pode entrar na câmara de combustão e ocasionar o calço hidráulico: quando os pistões não conseguem comprimir a água e há o empeno da biela.

Então, ligar o motor após uma enchente pode ocasionar problemas que levam a perda da cobertura do seguro. Por isso, o mais indicado é ligar para o guincho e levar seu carro ou moto em segurança a uma oficina de sua confiança para uma análise técnica e responsável.

Filtro de ar atingido

Quando o nível da água sobe até a entrada de ar, ela pode ser sugada para o filtro. A lama, sujeira e resíduos presentes na água da enchente podem entupir o filtro, reduzindo o fluxo de ar para o motor.

Atenção ao óleo do motor

A água pode contaminar o óleo lubrificante, comprometendo a vida útil dos componentes internos e modificando suas propriedades. É necessário fazer a troca por sistema de sucção, substituindo por um novo. Além disso, é necessário fazer a troca do filtro de óleo.

Sistema elétrico danificado

A umidade pode gerar curto-circuito em componentes como CDI, bobina, bateria, corrosão e oxidação do metal, esbranquiçamento de faróis, lanternas e piscas, falhas nos relés e na central de injeção, entre outros.

Freios comprometidos

A água pode se tornar um problema no sistema hidráulico de freios do seu carro ou da sua moto, comprometendo o fluido de freio após uma enchente. Isso pode gerar corrosão nas peças internas, como cilindros mestres e pinças, além de diminuir a capacidade de frenagem do sistema.

Assoalho contaminado

A água contaminada pode atingir o assoalho e, devido ao vapor, contaminar o tecido dos bancos e a forração do teto. Além de causar problemas nos airbags que ficam no assoalho.

Nesse caso, é necessário realizar uma higienização completa com antioxidante e substituir o feltro contaminado por um novo, pois ele perde sua capacidade de isolamento acústico.

Leia também:

  • 8 itens que todo motorista precisa ter no carro: alguns são obrigatórios por lei
  • Como escolher um veículo seguro? Veja 5 dicas para acertar na hora da compra
  • O que são “capetinhas” e como proteger seu carro e sua casa de roubo?

Borrachas quebradiças

A água de enchente costuma conter sujeira, lama e produtos químicos que podem degradar a borracha. Além disso, resíduos industriais presentes na água podem tornar a borracha frágil, quebradiça e deformada. Se não secar corretamente, pode desenvolver mofo e bolor, afetando sua durabilidade.

Cinto de segurança comprometido

Mesmo que não seja visível, a água danifica a durabilidade dos cintos de segurança e pode causar mofo e mau cheiro. A higienização é primordial para a recuperação dessa peça.

Bancos encharcados

Os bancos de carros podem ser danificados pela enchente ao absorverem água suja, lama e resíduos, que penetram no tecido e na espuma interna. Isso provoca mau cheiro, mofo e degradação dos materiais.

Problemas na transmissão

Se a água entrar na transmissão automática ou manual, pode contaminar o fluido e causar falhas graves.

O post Quais problemas uma enchente pode trazer para o seu carro e moto? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/12/carros-e-tecnologia/quais-problemas-uma-enchente-pode-trazer-para-o-seu-carro-e-moto/