
Muito conhecido atualmente por conta de seu uso no meio digital, estando presente principalmente em e-mails e nos perfis de redes sociais, o arroba, representado pelo símbolo @, tem uma origem muito mais antiga do que você imagina. Nas próximas linhas, confira a história e descubra de onde surgiu o item.
Qual a origem do arroba (@)?
A origem do @ é um tanto incerta, pois há hipóteses de que ele surgiu por meio de escritores franceses que o utilizavam como uma forma de abreviação ao ‘à’. Por outro lado, há relatos de associação do símbolo com monges copistas da Idade Média. Visando facilitar a escrita, eles tinham o costume de substituir palavras, letras ou até mesmo nomes próprios por símbolos e abreviaturas.
Leia mais:
- Você sabia que pode criar seu próprio emoji? Veja como fazer e regras
- Por que os emojis mudam de acordo com a plataforma?
- Como digitar caracteres especiais no Windows
No caso do @ ele teria sido utilizado para ocupar o lugar da preposição latina “ad“, que significa “para”. Porém, com o passar do tempo, o símbolo foi sendo utilizado para outras coisas. Ele ficou nos livros de contabilidade sendo um sinal ligado ao comércio, utilizado para se referir à quantidade e aos preços de mercadorias. No Brasil, por exemplo, uma arroba vale 14,7 kg.
Segundo informações da revista Smithsonian, o primeiro uso documentado do @ data de 1536, pois ele aparece em uma carta de Francesco Lapi, um mercador italiano que usava o @ para contar unidades de vinho enviadas em potes de barro.
Entretanto, o jornal espanhol Heraldo, por meio de uma descoberta feita pelo jornalista e historiador Jorge Romance em 2016, que revelou o uso do símbolo em um documento aragonês de 1448: a Taula de Ariza. Ele também aparece ligado a mercadorias.
Modernização do @

No meio digital, o símbolo arroba apareceu pela primeira vez em 1971 por meio de Ray Tomlinson, que tinha como missão enviar uma mensagem criada por uma pessoa a outra em um computador diferente por meio da ARPANet, a primeira rede operacional de computadores.
Para conseguir tal feito, ele precisava usar o nome do usuário, o do computador e um símbolo que os separasse. Então, ele utilizou o @ e conseguiu enviar um e-mail.
Assim, ele se tornou um padrão para todos os tipos de e-mail, estando presente até hoje nessa forma de comunicação digital. Ele ainda foi expandido para as redes sociais, como Instagram, X e TikTok, para identificar usuários.
Por que “arroba”?
O nome “arroba” é uma coincidência histórica, pois a palavra é derivada do árabe e indica uma fração de medida utilizada no comércio. Como o @ já vinha sendo utilizado nesse contexto, o termo “arroba” acabou sendo designado para nomear o símbolo.

Todavia, vale destacar que o arroba possui nomes distintos em diversos lugares do mundo. Na língua inglesa, ele é chamado de “at sign”, na Holanda, o termo é “monkey tail”, que significa “rabo de macaco”, por conta de seu formato.
O post Qual a origem do @? E não, não é da internet apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/02/internet-e-redes-sociais/qual-a-origem-do-e-nao-nao-e-da-internet/