22 de setembro de 2024
Compartilhe:

A temperatura média da Terra tem aumentado nos últimos anos. E, embora os cientistas geralmente usem medições mais longas – como meses, anos e décadas – para acompanhar o aquecimento do planeta, os picos diários são uma indicação de que a mudança climática está atingindo um novo território.

O recente aumento na temperatura média global é tão abrupto em comparação com o restante do período que, quando os cientistas fazem gráficos dos dados, o final da linha é quase vertical. Mas qual é a maior temperatura registrada na Terra?

Leia também:

  • O que aconteceria com a Terra se o Sol virasse um buraco negro?
  • O planeta ultrapassou o perigoso limiar de 2°C de aquecimento? Entenda!
  • Mais de 70% dos trabalhadores estão expostos ao aquecimento global, alerta ONU

Qual é a maior temperatura já registrada na Terra?

Imagem: Ed Connor / Shutterstock.com

Nosso planeta, com 4,54 bilhões de anos de idade, provavelmente experimentou as temperaturas mais quentes em seus primórdios, quando ainda estava colidindo com outros detritos rochosos que giravam em torno do nosso sistema solar. O calor dessas colisões mantinha a Terra derretida, com temperaturas no topo da atmosfera acima de 1982º Celsius.

Mas, com relação ao passado mais recente, um estudo publicado em 2013 concluiu que a temperatura média global está mais alta do que na maior parte dos últimos 11.300 anos. A variabilidade natural pode explicar grande parte da variação de temperatura desde o fim da última era glacial, resultante de fatores como mudanças na inclinação do eixo da Terra.

No entanto, no último século, as temperaturas médias globais aumentaram de níveis próximos aos mais frios para os mais quentes. Durante esse mesmo período, as emissões de gases provenientes de atividades humanas aumentaram. Em julho de 2023, a temperatura média global atingiu 17º Celsius, superando o recorde de 16,92ºC de agosto de 2016.

Portanto, é importante observar que o fato de a Terra ter sido mais quente no passado do que é hoje não prova que o aquecimento global recente seja natural. Além disso, esse fato não prova que o aquecimento atual seja inofensivo, tanto para as pessoas ou para outras formas de vida na Terra – especialmente considerando que alguns períodos quentes anteriores levaram a extinções globais em massa.

Qual a maior temperatura recente da Terra?

Calor
Imagem: VladisChern / Shutterstock.com

A temperatura mais alta registrada na Terra foi de 58º Celsius em El Azizia, no deserto da Líbia, em 13 de setembro de 1922. No entanto, em setembro de 2012, a Organização Meteorológica Mundial desqualificou o recorde, 90 anos depois de ele ter sido estabelecido. O motivo da desqualificação foi, principalmente, devido à instrumentação inadequada.

Agora, de acordo com o Guinness World Records, a temperatura mais alta registrada é de 56,7 °C, registrada no Death Valley, na Califórnia, em 1913. Além disso, ao longo dos anos, temperaturas semelhantes foram alcançadas em todo o mundo. A temperatura mais quente na África é de 55 °C, registrada em Kebili, na Tunísia, em 1931. E, ainda mais recentemente, o Irã bateu o recorde de temperatura oficial da Ásia, com 54 °C, registrada em 2017.

O post Qual é a maior temperatura já registrada na Terra? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/14/ciencia-e-espaco/qual-e-a-maior-temperatura-ja-registrada-na-terra/