Entre as dúvidas do consumidor antes de comprar um notebook está a placa gráfica. Afinal de contas, muitas pessoas não sabem identificar qual a melhor opção. A princípio, saber quais são as necessidades de uso é o primeiro passo para entender qual delas será perfeita para o seu dia a dia.
Além disso, há grandes diferenças entre uma placa de vídeo dedicada e uma integrada, desde valores a estrutura. Por isso, entender para qual usuário cada uma é indicada é fundamental. Confira agora, qual placa gráfica escolher na hora da compra do seu notebook.
Leia mais
- Como escolher uma placa de vídeo para seu PC desktop? Guia e dicas
- Qual é a temperatura ideal da GPU e CPU?
- Como escolher placa-mãe para PC gamer?
Vai comprar um notebook? Entenda as diferenças entres os tipos de placas gráficas
Placa integrada
Muito além de saber tipos de: processador, armazenamento e memória RAM, na hora de comprar um notebook, você precisa entender qual placa gráfica vai te atender melhor. Contudo, as diferenças entre placa de vídeo integrada e dedicada são bem simples.
A placa de vídeo integrada possui recursos básicos para gerar as imagens que são exibidas na tela. De forma que, ela usa a memória RAM do próprio notebook. Em outras palavras, podemos dizer que o próprio processador é responsável pela parte gráfica da máquina. Ou seja, o chip dentro dele possui os recursos.
No entanto, a placa de vídeo integrada ao notebook é uma opção bem mais simples, com pouco desempenho, além de usar a memória RAM para armazenar os vídeos.
Placa dedicada
Esta opção difere da placa integrada, pois apresenta uma estrutura própria e totalmente a parte. De modo que nessa estrutura há uma memória e processador gráfico próprios, além de ventoinha, mais conhecida como cooler, para resfriamento.
Sobretudo, para notebooks este tipo de placa gráfica apresenta uma alta performance se comparada com a integrada. Por conta disso, modelos de computadores portáteis que já vem com a placa dedicada são bem mais caros.
Qual escolher: notebook com placa gráfica dedicada ou integrada?
Uma coisa é certa, notebooks com placas gráficas integradas à CPU, ou onboard, não são insuficientes na exibição de vídeos e nos usos para estudo e trabalho. Dessa forma, são indicados para usuários de uso mais doméstico, entregando um ótimo desempenho para uso do pacote Office e para assistir streaming, por exemplo.
No entanto, se você vai comprar um notebook para rodar jogos, fazer edição de imagens e vídeos e para usar programas mais “pesados” o mais indicado é optar por um modelo com placa dedicada. Afinal, como ela faz o processamento de imagem separado da memória RAM do computador, não compromete o processamento de jogos e outros programas que estiver usando.
Então, se você é um profissional designer, arquiteto, editores de vídeo, fotógrafo ou gamer, vale a pena investir em um notebook com placa gráfica dedicada. Ou melhor, essa é a opção que vai permitir a realização do seu trabalho sem dor de cabeça.
O post Qual é melhor: notebook com placa gráfica dedicada ou integrada? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/08/18/reviews/qual-e-melhor-notebook-com-placa-grafica-dedicada-ou-integrada/