
Quando estudamos o Sistema Solar na escola, sempre nos deparamos com aquelas imagens estáticas que mostram os 8 planetas perfilados ao redor do Sol.
Olhando pela figura, a reposta óbvia para a pergunta do título seria: Vênus ou Marte. A solução para esse problema, porém, é um pouco mais complexa.
Em primeiro lugar, é importante lembrar que os planetas não ficam parados no espaço. Cada um segue sua própria trajetória elíptica ao redor do Sol, com velocidades diferentes e distâncias variáveis.
Leia mais
- Por que Plutão deixou de ser planeta? Decisão polêmica completa 19 anos
- Não existe nada igual ao Sistema Solar no Universo – será?
- Marte é realmente um planeta vermelho?
Além disso, quando dizemos que um planeta é “o mais próximo” da Terra, precisamos levar em conta não apenas o momento de máxima aproximação, mas também a distância média ao longo do tempo. E é aqui que temos as nossas respostas.
Duas respostas
- Se pensarmos apenas na menor distância, o planeta mais próximo da Terra é Vênus.
- O nosso irmão em tamanho e composição pode ficar a 38 milhões de quilômetros de nós.
- Isso é bem menos do que os 54 milhões de quilômetros de Marte ou os 77,3 milhões de quilômetros de Mercúrio.
- O grande porém é que, na maior parte das vezes da trajetória de sua órbita, Vênus se distancia muito da Terra, podendo ficar a cerca de 261 milhões de quilômetros do nosso planeta.
- Na média, portanto, Vênus não pode ser considerado o planeta mais próximo do nosso.
- Nesse recorte, o vencedor é Mercúrio, que tende a manter uma posição orbital que não se afasta tanto da Terra.
- Isso acontece porque Mercúrio faz órbitas mais curtas e frequentes em torno do Sol, estando mais frequentemente “entre” a Terra e outros planetas.
- A órbita de Mercúrio é tão curta que ele leva mais tempo para completar uma volta em torno de si mesmo do que ao redor do Sol.

As distâncias dos planetas
Já falamos sobre as distâncias de Mercúrio, Vênus e Marte em relação à Terra. O trio se localiza bem mais próximo do que os outros gigantes do nosso sistema solar.
Júpiter, o gigante gasoso, possui uma distância média que varia de aproximadamente 628 milhões de quilômetros a cerca de 928 milhões de quilômetros.
Já Saturno e seus anéis ficam entre 1,2 bilhão de quilômetros a cerca de 1,6 bilhão de quilômetros, à medida que ambos os planetas continuam a dança cósmica.
A distância de Urano em relação à Terra varia de 2,6 bilhões de quilômetros a cerca de 3,2 bilhões de quilômetros. Em relação a Netuno, por fim, os números são ainda maiores: vão de 4,3 bilhões de quilômetros a cerca de 4,5 bilhões de quilômetros.

Você pode saber mais sobre a distância dos planetas neste outro texto do Olhar Digital.
Texto feito com base em uma reportagem do Olhar Digital de 22/12/2024.
O post Qual planeta está mais próximo da Terra? Provavelmente não é o que você está pensando apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/10/ciencia-e-espaco/qual-planeta-esta-mais-proximo-da-terra-provavelmente-nao-e-o-que-voce-esta-pensando/