
A votação para a escolha de um novo papa é uma das tradições mais antigas do cristianismo. Após a morte de Francisco, no mês passado, um conclave será realizado a partir do dia 7 de maio para eleger o 267º líder da Igreja Católica.
Esta escolha precisa respeitar uma série de regras. Uma delas é que todos os cardeais votantes precisam ficar totalmente isolados do resto do mundo até que o processo seja finalizado. Isso pode ser rápido, mas também durar bastante tempo.
Conclave mais longo da história aconteceu no século XIII
A escolha do sucessor do Papa Clemente IV durou 1006 dias, quase três anos. Os cardeais se isolaram em novembro de 1268 e só puderam deixar Viterbo, no norte de Roma, onde estava sendo realizado o processo, em setembro de 1271.
A votação, por fim, elegeu o Papa Gregório X. Ela ficou marcada na história por ser o primeiro exemplo de uma eleição papal por “compromisso”, depois de uma longa disputa entre os partidários de duas principais facções da Igreja Católica: os fiéis ao papado e os que apoiavam o Sacro Império Romano.
Gregório X foi eleito somente depois que os moradores de Viterbo arrancaram o telhado do prédio onde os cardeais estavam hospedados e restringiram suas refeições a pão e água para pressioná-los a chegar a uma conclusão o mais rápido possível.
Na esperança de evitar que isso voltasse a acontecer, a Igreja Católica determinou, em 1274, que os religiosos só receberiam uma refeição por dia se o conclave se estendesse além de três dias, e apenas pão, água e vinho se fosse além de oito. Esta medida, no entanto, foi revertida anos depois.
Leia mais
- Veja filmes para relembrar (e exaltar) a vida do papa Francisco
- No Brasil, papa Francisco circulou de carro popular; relembre
- Canonização de ‘padroeiro da internet’ é suspensa após morte de Papa Francisco

Últimos dois conclaves duraram apenas dois dias
- O conclave de 2025 deveria reunir 135 cardeais eleitores, mas apenas 133 participam do rito.
- John Njue, do Quênia, e Antonio Cañizares Llovera, da Espanha, não poderão votar por motivos de saúde.
- Do total de votantes, cerca de 80% foram nomeados pelo Papa Francisco.
- No total, sete brasileiros participam do conclave.
- São eles: João Braz de Aviz, do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; Paulo Cezar Costa, da Arquidiocese de Brasília; Sérgio da Rocha, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Odilo Pedro Scherer, da Arquidiocese de São Paulo; Jaime Spengler, da Arquidiocese de Porto Alegre; Leonardo Ulrich Steiner, da Arquidiocese de Manaus e Orani João Tempesta, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
O post Quanto tempo durou o conclave mais longo? Resposta vai te surpreender apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/05/02/ciencia-e-espaco/quanto-tempo-durou-o-conclave-mais-longo-resposta-vai-te-surpreender/