A Cruise e a Uber anunciaram parceria de “vários anos” nos Estados Unidos. A subsidiária de veículos autônomos da General Motors (GM) planeja incorporar seus robotáxis à frota do aplicativo a partir de 2025.
A parceria com empresas de robotáxi não é a primeira da Uber. A Waymo, por exemplo, já firmou acordo com a empresa em Phoenix, no Arizona. Para o CEO da Uber, Dara Khosrowshai, a empresa consegue gerar demanda significativa de clientes para as empresas, conforme relatado pelo TechCrunch.
Ainda segundo Khosrowshai, essa capacidade de gerar demanda ajudaria empresas de veículos autônomos a implementar sua tecnologia em grande escala. E sem precisar investir muito para alcançar clientes – afinal, aproveitariam a base da Uber.
Parceria entre Uber e Cruise relança robotáxis da subsidiária da GM
Essa parceria entre Uber e Cruise é um passo para a reintrodução dos seus veículos autônomos. A circulação deles foi suspensa após um incidente no qual um robotáxi da empresa atingiu um pedestre, em outubro de 2023.
O relançamento dos veículos vem com testes manuais e esforços por parte da subsidiária da GM para cumprir regulamentações. Entre elas, estão:
- Recolhimento de 1.194 veículos no âmbito de uma investigação federal;
- Pagamento de multa de US$ 112,5 mil (aproximadamente R$ 627 mil) na Califórnia.
Leia mais:
- Robotáxi da Hyundai se torna o 1° a passar em teste de habilitação
- Os 10 carros elétricos com as maiores baterias e autonomias em 2024
- Carros elétricos têm bom custo-benefício?
Parcerias entre Uber e empresas de veículos autônomos
As parcerias com Cruise e Waymo fazem parte da busca da Uber em expandir suas parcerias no setor de veículos autônomos e elétricos.
Recentemente, a empresa anunciou um acordo com a fabricante chinesa de carros elétricos BYD. O plano é introduzir 100 mil veículos elétricos da marca na frota que circula em nome da plataforma.
O post Quem pedir Uber pode andar de robotáxi da Cruise em breve apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/08/23/carros-e-tecnologia/quem-pedir-uber-pode-andar-de-robotaxi-da-cruise-em-breve/